A Experiência de Alunos de uma Escola Indígena nos Primeiros Contatos com Jogos Digitais de Matemática

  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Kaminski SEMED Cascavel
  • Maiara Aline Junkerfuerbom Sociedade Filantrópica Semear
  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo

Resumo


Considerando as contribuições da integração de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem em todos os contextos de ensino - seja escola urbana, rural ou indígena - este trabalho tem por objetivo descrever a experiência de utilização de dois jogos digitais em aulas de Matemática com os alunos do 6° ano do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo da Aldeia Indígena Tekoha Ocoy - no município de São Miguel do Iguaçu/PR. Os jogos foram aplicados em uma turma composta por 20 alunos, para abordagem dos conteúdos de Resolução de Problemas e Frações. Percebeu-se que de forma lúdica e atrativa os jogos podem servir de estímulo e subsídios para melhor compreensão dos conteúdos.

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Publicado
27/10/2017
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BOSCARIOLI, Clodis; KAMINSKI, Marcia; JUNKERFUERBOM, Maiara Aline; RIBEIRO, Rhuan Guilherme Tardo. A Experiência de Alunos de uma Escola Indígena nos Primeiros Contatos com Jogos Digitais de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 185-194. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.185.