Desenvolvimento e Configuração de Cenários de Robótica para Fomentar a Aprendizagem de Programação aos Alunos do Ensino Fundamental

  • Thais Almeida Universidade Federal de Roraima / Universidade Federal do Amazonas
  • José Francisco Netto Universidade Federal do Amazonas
  • Tiago Custódio Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento e configuração de cenários de robótica para motivar alunos a aprenderem conceitos iniciais de programação. Os conteúdos aqui apresentados foram testados com o kit robótico Lego Mindstorms NXT, e a linguagem de programação Python foi integrada aos cenários tendo em vista sua simplicidade e similaridade com programação orientada a objetos. As atividades foram disponibilizadas por ordem de dificuldade, e um Estudo de Caso com o trabalho desenvolvido foi realizado em uma escola pública com alunos de Ensino Fundamental com resultados promissores.

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Publicado
27/10/2017
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ALMEIDA, Thais; NETTO, José Francisco; CUSTÓDIO, Tiago. Desenvolvimento e Configuração de Cenários de Robótica para Fomentar a Aprendizagem de Programação aos Alunos do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 205-214. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.205.