Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental
Resumo
A Robótica como ferramenta pedagógica tem se mostrado um recurso fundamental para o resgate do interesse, da criatividade, da imaginação e do raciocínio lógico dos alunos. Sua aplicação se justifica por auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico, coordenação motora, aprimoramento do espírito de equipe e um sentimento de pertinência no aluno. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a efetividade do uso da Robótica como ferramenta pedagógica, com base em uma pesquisa causal comparativa utilizando Estatística Inferencial, em alunos do terceiro ano do ensino fundamental quanto ao conteúdo de geometria, em particular os sólidos geométricos. A pesquisa foi realizada em duas turmas de terceiro ano, o conteúdo foi trabalho da mesma maneira nas duas turmas, sendo que a revisão do conteúdo em uma delas foi feita com a utilização da Robótica. Aplicaram-se avaliações em três momentos nas duas turmas e, ao final, verificou-se que a turma que recebeu revisão do conteúdo com Robótica teve um aumento significativo no seu aproveitamento.Referências
Ausubel, D. (2000). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Plátano Edições Técnicas, 35.
Barbosa, F. C., Alexandre, M. L., Alves, D. B., Menezes, D. C., Campos, G. L., Nakamura, Y. S. N., … Lopes, C. R. (2015). Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. In XXI Workshop de Informática na Escola (pp. 271–280). Maceió-AL. http://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.271
Celinski, T. M., Cerutti, D. M. L., Celinski, V. G., Cerutti, I. A., & Ielo, F. G. de P. F. (2012). Robótica Educativa: Uma proposta para o reuso do lixo eletrônico em uma atividade de extensão universitária. In 4o Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão.
Costa, C. E., & Teixeira, M. A. P. (2015). Orientações Curriculares Municipais para a Educação Infantil. São José dos Pinhais-PR: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Retrieved from http://www.sjp.pr.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/ORIENTACOES-ED-INFANTIL-SJP-2016-ok-24-11.pdf
Guedes, A. L., Guedes, F. L., & Castro, T. B. (2013). Perspectivas do uso da Robótica Educativa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. In II Congresso Brasileiro de Informática na Escola XIX Workshop de Informática na Escola (pp. 410–414). Campinas-SP. http://doi.org/10.5753/CBIE.WIE.2013.410
Maisonnette, R. (2006). A Utilização dos Recursos Informatizados a partir de uma Relação Inventiva com a Máquina: A Robótica Educativa. Retrieved from http://www.proinfo.gov.br/upload/biblioteca.cgd/192.pdf
Medeiros Filho, D. A., & Gonçalves, P. C. (2008). Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras. In XXVIII Congresso da SBC (pp. 264–273). Belém-PA.
Mill, D., & César, D. (2010). Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva, 27(1), 217–248. http://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p217
Moraes, M. C. (2010). Robótica Educacional: Socializando E Produzindo Conhecimentos.
Moreira, H., & Caleffe, L. G. (2008). Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. (Lamparina, Ed.) (2a. Ed). Rio de Janeiro: Lamparina.
Papert, S. (1985). LOGO: Computadores e Educação. (Brasiliense, Ed.). São Paulo.
Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed.
Silva, A. F. da, Guerreiro, A. M. G., Agaé, A., Pitta, R., Gonçalves, L. M. G., & Aranibar, D. B. (2008). Utilização da Teoria de Vygotsky em Robótica Educativa. IX Congreso Iberoamericano De Informatica Educativa RIBIE.
Sousa, L. M. G., Costa, D. G., Martinez, A. C., Ribeiro, T. P., Couto, L. N., & Souza, J. R. (2016). Ensino de Programação em Robótica Móvel no Ensino Fundamental e Médio. In V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (pp. 399–402). Uberlândia-MG. http://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.399
Zilli, S. do R. (2004). A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Práticas, 89. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86930>. Acesso em 20/08/2017.
Publicado
27/10/2017
Como Citar
SANTOS, Icleia; MEDEIROS, Luciano Frontino de.
Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 275-284.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.275.