Relato de Experiência do PIBID: Promovendo o Ensino de Computação de forma interdisciplinar com Português no Ensino Fundamental

  • Arianne Torcatte Universidade de Pernambuco
  • Marcos Farias Universidade de Pernambuco
  • Higor Santos Universidade de Pernambuco

Resumo


O presente artigo relata a experiência dos discentes do curso de Licenciatura em Computação e Pedagogia da Universidade de , os quais são bolsistas do PIBID, referente ao projeto de ensino de Computação de forma interdisciplinar com a disciplina de Português. Esse projeto foi realizado na escola Municipal com a turma do 7º ano B ao longo do segundo semestre de 2016. Como principais resultados, foi possível ensinar conceitos fundamentais de Computação (ex: pensamento computacional, estrutura condicional e números binários), professores foram auxiliados por softwares educativos e foi desenvolvido um objeto de aprendizagem eletrônico sobre o assunto trabalhado em sala de aula.

Referências


Andrade, A., Carvalho, T., Silveira, J., Carvalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., and Reiser, R. (2013). "Propostas de atividades para o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental". XIX Workshop de Informática na Escola (WIE).

Araújo, D., Rodrigues, A. N., Silva, C. e Soares, L. (2015). "O ensino de computação na educação básica apoiado por problemas: Práticas de licenciandos em computação". XXIII do WEI Workshop sobre Educação em Computação.

Brandão, A., Selva, A., Coutinho, M. (2006). "O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos". Belo Horizonte: Autêntica.

Duarte, Newton. (2000) "Vygotsky e o aprender a aprender". Editora AUTORES ASSOCIADOS.

França, R. S., da Silva, W. C., and do Amaral, H. J. C. (2011). "Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades". XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

Moran, J. (2003). "Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual". Disponível em: http://www.irrodl.org/content/v2.1/downes.pdf. Acesso em fevereiro de 2017.

Neto, S., Santos, H. e Santos, W. (2015). "ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico". In: Workshop de Educação em Informática, CSBC.

Oro, N. T., Pazinato, A. M., Teixeira, A. C., and Gross, A. J. (2015). "A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental: A interdisciplinaridade por meio do software Scratch". XXI Workshop de Informática na Escola (WIE).

Papert, Seymour M. (1994). "A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática". Porto Alegre, Artes Médicas, 210 pp.

Queiroz, Poliana; Santos, Higor; Rodrigues, Ariane (2016) " Relato de Experiência no PIBID: Projeto interdisciplinar envolvendo licenciandos em Computação e Pedagogia no Ensino Fundamental", In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE, 2016).

Raiol, A. A., Lima, A. C., Sousa, B., Sarges, J., Santos, R., and Bezerra, F. (2015). "Experiências de Ensino da Computação Desplugada em Diferentes Séries da Educação Fundamental Maior". XXIII do WEI Workshop sobre Educação em Computação.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
TORCATTE, Arianne; FARIAS, Marcos; SANTOS, Higor. Relato de Experiência do PIBID: Promovendo o Ensino de Computação de forma interdisciplinar com Português no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 313-322. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.313.