Educação em saúde no ambiente escolar por meio de terminais interativos

  • Felipe Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Edmilson Campos Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Alba S. B. Lopes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Resumo


Este trabalho apresenta um terminal educativo digital para a educação em saúde. O sistema consiste de uma plataforma interativa de interface natural, que utiliza uma câmera especial com sensor de movimentos, do tipo Kinect, acoplada a uma televisão conectados a um servidor, a ser implantado em ambientes escolares distintos. No sistema, estão disponíveis conteúdos didáticos digitais com campanhas de saúde, questionários, jogos educativos e orientações de saúde. Para avaliar a interface do sistema desenvolvido, foram métodos de avaliação de interfaces como questionários, observações de uso e uma avaliação heurística.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de promoção da saúde. Brasília, 2006.

LEAVELL, H. R.; CLARK, E. G. Medicina preventiva. São Paulo: McGraw Hill do Brasil, 1976.

D'ABREU, João Vilhete Viegas; et al. Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2010.

GHAOUI, C. Encyclopedia oh Human Computer Interaction. Liverpool: Idea Group Inc., 2006.

LIU, W. Natural user interfacenext mainstream product user interface. CAIDCD, v. 1, p. 203-205, Janeiro 2011.

HERINGER, A.; FERREIRA, V. A.; ACIOLI, S. E. A. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros do Programa Saúde da Família no Rio de Janeiro. Revista gaúcha de enfermagem, v. 28, n. 4, Dec 2007.

FIORUC, B. E. et al. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista eletrônica de enfermagem, v. 10, n. 3, Aug 2008.

INCA. O desafio da comunicação em saúde. Rede Câncer, 2, Aug 2007.

TEIXEIRA, J. C. Comunicação em saúde: Relação Técnicos de Saúde – Utentes. In: Notas Didáticas. Lisboa: [s.n.], 2014. p. 615-620.

AUGUSTA, M. S. N. N.; REHEM, A.; BEZERRA, J. S. E. A. Uso do Kinect para a extração de características afetivas do usuário. SBIE, Nov 2011.

BUXTON, B. CES 2010: NUI with Bill Buxton. Disponível em: <http://channel9.msdn.com/posts/LarryLarsen/CES-2010-NUI-with-Bill-Buxton>. Acesso em: 12 Apr 2014.

ARRAIS, M.; MARTINS, A.; GROSSI, M. Interface natural do usuário: aplicações para a inovação do ensino a distância com o uso do Microsoft Kinect. Abed, Mar 2012.

BLAKE, J. Natural User Interfaces in .NET. [S.l.]: Manning publications, 2011. 6 p.

MIRANDA, G.; MARCOLINO, A.; ALMEIDA, R. E. A. Sistema de informação da melhor idade SIMI: Uma proposta de aplicativo para promoção da saúde na terceira idade. ENANCIB 2013, Novembro 2013.

CELESTINO, R.; ALVES, L. A. C.; HADDAD, A. E. E. A. Processo de criação de um aplicativo móvel na área de odontologia para pacientes com necessidades especiais. Revista da ABENO, v. 13, n. 2, p. 58-61, 2013.

LIMA, D. Elaboração de aplicativo de avaliação nutricional para telefones celulares com sistema Android. Demetra, v. 10, n. 4, p. 977-988, 2015.

SANCHEZ, W. M.; TERUO, L. Jogo para auxílio ao ensino de tabuada principalmente para crianças com TDAH. CBIS, p. 29-39, Novembro 2016.

ROCHA, P.; ALVES, L.; NERY, J. Jogos digitais e reabilitação neuropsicológica: delineando novas mídias. UNEB, p. 70-84, Outubro 2014.

VELOSO, G. C. Avaliação da interface de interação para a aplicação multimídia do totem digital do museu histórico de Araranguá. UFSC. Araranguá. 2015.

GONÇALVES, F.; SANTOS, S. C.; CHAGAS, L. E. A. Realidade Virtual e aumentada aplicada em reabilitação fisioterapêutica utilizando sensor Kinect e dispositivos móveis. CEEL, p. 1-6, Outubro 2014.

DE SALES, R.; OLIVEIRA, J.; MADEIRO, F. AlfabetoKinect: Um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças com o uso do Kinect. XXIII SBIE, Novembro 2012.

SANTOS, C. P. et al. Interface natural na educação: um estudo de caso no ensino de geografia. III CBIE, 2014.

CORREIA, M. M. Reconhecimento de elementos da língua gestual portuguesa com Kinect. FEUP. Porto. 2013.

DINIZ, S.; SANTANA, B. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2010.

NIELSEN, J. Heuristic Evaluation. In: SONS, J. W. &. Usability Inspection Methods. New York: [s.n.], 1994.
Publicado
27/10/2017
SILVA, Felipe; NETO, Edmilson Campos; LOPES, Alba S. B.. Educação em saúde no ambiente escolar por meio de terminais interativos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 333-342. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.333.