Modelo de Interação Entre Pares (MIP): viabilizando o ensino da informática educativa na Educação Infantil

  • David Machado Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Mariusa Warpechowski Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Douglas Vaz Universidade La Salle

Resumo


Mesmo com inúmeros benefícios que a utilização da Informática Educativa proporciona, ainda existem escolas que carecem de recursos tecnológicos. Isto, muitas vezes, dificulta ou inviabiliza o trabalho com a informática educativa. Desta maneira, este artigo propõe um método denominado de Modelo de Interação entre Pares (MIP), o qual busca suprir a demanda do número de alunos para poucos computadores. O MIP foi aplicado em uma turma de Educação Infantil, de uma escola pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, constituída por 15 alunos. Os resultados mostraram que o método foi eficaz no contexto onde foi aplicada, pois foi possível utilizar dois computadores de uso pessoal para mais de 15 alunos, de modo que eles trabalhassem em conjunto e interagissem na construção do seu conhecimento.

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Publicado
27/10/2017
MACHADO, David; WARPECHOWSKI, Mariusa; VAZ, Douglas. Modelo de Interação Entre Pares (MIP): viabilizando o ensino da informática educativa na Educação Infantil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 353-361. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.353.