O uso do Scratch na Educação Básica: Um relato de experiência vivenciada no PIBID

  • Anna Raquel da Silva Marinho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Givanaldo Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jean Rosa Universidade Federal da Bahia
  • Pauleany Simões de Morais Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise sobre as contribuições pedagógicas do Scratch, um software educacional baseado em uma linguagem de blocos, particularmente na educação básica. São relatadas as experiências vivenciadas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mediante revisão de literatura de autores cujos trabalhos focam no objeto de estudo em questão. Esse estudo possibilita uma análise de experiências vivenciadas na educação básica, bem como o relato das ações desenvolvidas por meio de uma oficina, realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal – Zona Norte, que são também bolsistas do PIBID.

Referências


Bini, E. M. e Koscianski, A. (2009) "O ensino de programação de computadores em um ambiente criativo e motivador", Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.

Blinkstein, P. (2008) "O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação", Disponível em http://www.blikstein.com/paulo/documents/online/ol_pensamento_computacional.html, Acesso em jan. 2015.

Bombasar, J. R., Santiago, R., Miranda, E. M. e Raabe, A. L. A. (2015) "Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está Alan Turing?", IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE-LACLO), Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió.

França, R. S. et al. (2013) "Despertando o interesse pela Ciência da Computação: Práticas na Educação Básica", VIII International Conference on Engineering and Computer Education, Luanda.

França, R. S. et al. (2014) "Disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação", Anais do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 1473-1482, Brasília.

Gomes T. C. S e Melo, J. C. B. (2015) "O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning", Disponível em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes /wei/2013/0033.pdf, Acesso em mar. 2015.

Libâneo, J. C. (2000) "As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores", Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente, Cortês: São Paulo, p. 31.

Maloney, J., Peppler, K., Kafai, B. Y., Resnick, M. e Rusk, N. (2008) "Programming by choice: Urban Youth Learning Programming with Scratch", Anais do 39th SIGCSE'08, p. 367–371, Portland.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B. e Eastmond, E. (2010) "The scratch programming language and environment", ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4.

Pereira, J. C. R. e Rapkiewicz, C. E. (2004) "O Processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Programação: Uma Visão Crítica da Literatura", Anais do III Workshop de Educação em Computação e Informática, Belo Horizonte.

Ramos, H. A. (2014) "Pensamento Computacional na Educação Básica: uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal", UnB: Brasília.

Silva, F. B., Romani, R. e Baranauskas, M. C. C. (2008) "SOO Brasileiro: Aprendizagem e Diversão no XO", Revista Brasileira de Informática na Educação, p. 29-41.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
MARINHO, Anna Raquel da Silva; SOUZA, Givanaldo; ROSA, Jean; MORAIS, Pauleany Simões de. O uso do Scratch na Educação Básica: Um relato de experiência vivenciada no PIBID. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 402-411. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.402.