Aplicação do Design Thinking para Educadores no Desenvolvimento de uma Solução Inovadora
Resumo
Este artigo relata a experiência de aplicação da abordagem Design Thinking para Educadores no desenvolvimento de uma solução inovadora baseada em software para resolver um problema relacionado à educação. A abordagem experimentada auxilia a emersão e a compreensão dos fatores-chave para direcionar a concepção, design e construção da solução. A solução proposta visa melhorar a interação entre estudantes e professores durante as aulas a partir de um mecanismo de feedback em tempo real do conteúdo ensinado e aprendido.
Referências
Costa, E.; Fechine; J., Silva, P.; Rocha, H. (2016). Modelos de Feedback para Estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE).
Educadigital, I. (2014). Kit de Design Thinking para Educadores. Disponível em http://www.dtparaeducadores.org.br/. Acessado em Junho de 2017.
IDEO (2012). Design Thinking for Educators, Version 2. Disponível em https://designthinkingforeducators.com/. Acessado em Maio de 2017.
Kim C.; Mauborgne, R. (2005). A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.
Santos, N. (1999). Estado da Arte em Espaços Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Laboratório de Engenharia de Software PUC-Rio COPPE/Sistemas/UFRJ.
Saviane, D. (2008). A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas - SP.
Silva, A.; Correa, A.; Souza Filho, J.; Souza, R. (2016). Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).
Silva, G. (2012). A Relação Professor-Aluno no Processo Ensino-Aprendizagem. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar nº 8 vol. 3 p. 95 -100.
Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.; Lucena, B.; Russo, B. (2012). Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, RJ: MJV Press.