Scratch Jr - Brincando em Família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar

  • André Luiz Maciel Santana Universidade do Vale de Itajaí
  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • Julia Metzger Universidade do Vale do Itajaí
  • Alisson Henrique Universidade do Vale de Itajaí
  • Luís Santana Universidade do Vale do Itajaí
  • Annelize Maciel Universidade do Vale de Itajaí
  • Clara Maciel C.E.I. Profª Rosana Aparecida de Souza

Resumo


Este artigo apresenta os principais resultados de um relato de experiência sobre introdução a programação com 19 crianças de 5 anos de idade e seus familiares. As atividades permitiram integrar a família e a escola, por meio do uso da tecnologia Scratch Jr em um dia diferente de atividades no espaço escolar. Os resultados indicam que é possível introduzir conceitos de programação na educação infantil e que os principais aspectos positivos da metodologia especificada estão relacionados a viabilizar mais uma alternativa para as crianças explorarem seu potencial criativo e inventivo. Como principal contribuição, este trabalho apresenta uma estratégia para replicação deste experimento em outros espaços escolares e os artefatos utilizados.

Referências

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Publicado
27/10/2017
SANTANA, André Luiz Maciel; RAABE, André; METZGER, Julia; HENRIQUE, Alisson; SANTANA, Luís; MACIEL, Annelize; MACIEL, Clara. Scratch Jr - Brincando em Família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 432-441. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.432.