Scratch Jr - Brincando em Família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar

  • André Luiz Maciel Santana Universidade do Vale de Itajaí
  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • Julia Metzger Universidade do Vale do Itajaí
  • Alisson Henrique Universidade do Vale de Itajaí
  • Luís Santana Universidade do Vale do Itajaí
  • Annelize Maciel Universidade do Vale de Itajaí
  • Clara Maciel C.E.I. Profª Rosana Aparecida de Souza

Resumo


Este artigo apresenta os principais resultados de um relato de experiência sobre introdução a programação com 19 crianças de 5 anos de idade e seus familiares. As atividades permitiram integrar a família e a escola, por meio do uso da tecnologia Scratch Jr em um dia diferente de atividades no espaço escolar. Os resultados indicam que é possível introduzir conceitos de programação na educação infantil e que os principais aspectos positivos da metodologia especificada estão relacionados a viabilizar mais uma alternativa para as crianças explorarem seu potencial criativo e inventivo. Como principal contribuição, este trabalho apresenta uma estratégia para replicação deste experimento em outros espaços escolares e os artefatos utilizados.

Referências

FLANNERY, Louise P. et al. Designing ScratchJr: Support for early childhood learning through computer programming. In: Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children. ACM, 2013. p. 1-10.

RAABE, A. L. A; SANTANA, A. L. M; RODRIGUES, A. J; VIEIRA, M. V; ROSÁRIO, T; CARNEIRO, A. C. R. Brinquedos de Programar na Educação Infantil: Um estudo de Caso. Brinquedos de Programar na Educação Infantil: Um estudo de Caso. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 42.

PAPADAKIS, Stamatios; KALOGIANNAKIS, Michail; ZARANIS, Nicholas. Developing fundamental programming concepts and computational thinking with ScratchJr in preschool education: a case study. International Journal of Mobile Learning and Organisation, v. 10, n. 3, p. 187-202, 2016.

PORTELANCE, Dylan J.; STRAWHACKER, Amanda L.; BERS, Marina Umaschi. Constructing the ScratchJr programming language in the early childhood classroom. International Journal of Technology and Design Education, v. 29, n. 4, p. 1-16, 2015.

PORTELANCE, Dylan J.; BERS, Marina Umaschi. Code and Tell: Assessing young children's learning of computational thinking using peer video interviews with ScratchJr. In: Proceedings of the 14th International Conference on Interaction Design and Children. ACM, 2015. p. 271-274.

RESNICK, Mitchel. All I really need to know (about creative thinking) I learned (by studying how children learn) in kindergarten. In: Proceedings of the 6th ACM SIGCHI conference on Creativity & cognition. ACM, 2007. p. 1-6.

STRAWHACKER, Amanda et al. ScratchJr Demo: A coding language for Kindergarten. In: Proceedings of the 14th International Conference on Interaction Design and Children. ACM, 2015. p. 414-417.

TEIXEIRA, Adriano et al. Programação de computadores para alunos do ensino fundamental: A Escola de Hackers. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 112.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SANTANA, André Luiz Maciel; RAABE, André; METZGER, Julia; HENRIQUE, Alisson; SANTANA, Luís; MACIEL, Annelize; MACIEL, Clara. Scratch Jr - Brincando em Família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 432-441. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.432.