Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento IoT Utilizando Princípios de Aprendizagem Baseada em Projetos

  • Manuel Arthur de Souza Maciel Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Antonio Lincoln Lima Caetano Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Pedro Vitor de Sousa Guimarães Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sandro Cesar Silveira Jucá Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo


Este artigo descreve uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) e relata sua aplicação no ensino da disciplina de Sistemas Embarcados ministrada aos estudantes de graduação em Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará IFCE. Abordando o desenvolvimento de um protótipo composto de dois Itens de Configuração de Software e Hardware: um sistema de monitoramento de temperatura e umidade e um sistema WEB para apresentação dos dados online em tempo real (Sistema IoT). O protótipo propiciou aos alunos compreender conceitos e princípios de monitoramento WEB e aplicá-los a um estudo de caso.

Referências

ALMEIDA, Hyggo. Tudo conectado – Internet das Coisas. Revista da Sociedade Brasileira de Computação, 29, 04/2015.

BENDER, W. N.. (2014) "Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.

BARELL, J. (2010) "Problem-based learning: The foundation for 21st century skills. In: BELLANCA, J.; BRANDT, R. (Orgs.). 21 st century skills: Rethinking how students learn. Bloomington: Solution Tree Press."

BARELL, J. (2007) "Problem-based learning: an inquiry approach. 2. Ed. Thousand Oaks: Corwin."

BRANDÃO, Carlo Rodrigues; LESSADRINI, Cristina Dias; LIMA, Edvaldo Pereira. (1998) Criatividade e novas metodologias. 2. ed. São Paulo: Fundação Petrópolis, 1998. v. 4.

COLLOFELLO, J. S.; HART, M. (1999). Monitoring team progress in a software Engineering Project class. In: 29a ASEE/IEEE Frontiers in education conference, 1999, San Juan, Puerto Rico. Proceedings. 1999.

D-ROBOTICS UK. DHT11 Humidity & Temperature Sensor. DHT11 Datasheet, 2010. DEVARAJAN, D. A VHDL software model for networking smart transducers through Bluetooth technology. [s.l.] Ohio State University, 2001.

DELORS, J.; et al. (2000). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 8 ed. São Paulo: Cortez, Brasília: Mec, UNESCO, 1998. p.89-101.

FOUNDATION, R. P., "Raspberry Pi". Disponível em: http://www.raspberrypi.org. Acesso em 15/06/2017.

NOBRE, J. C. S; et al. (2006), "Aprendizagem Baseada em Projeto (Project-Based Learning – PBL) aplicada a software embarcado e de tempo real". Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/download/486/472".

OUDSHOORN, M.J.; MACIUNAS, K.J. (1994). Experience with a Project-Based Approach to Teaching Software Engineering. In: Southeast Asian Regional Computer Confederation 5 th Annual Working Conference on Software Engineering Education, 1994, Dunedin, New Zealand. Proceedings. Dunedin, 1994. p. 220-225.

RASPBERRY PI (2016) "Datasheet Raspberry Pi Compute Module", https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/computemodule/RPI-CM-DATASHEET-V1_0.pdf ."
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
MACIEL, Manuel Arthur de Souza; CAETANO, Antonio Lincoln Lima; GUIMARÃES, Pedro Vitor de Sousa; JUCÁ, Sandro Cesar Silveira. Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento IoT Utilizando Princípios de Aprendizagem Baseada em Projetos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 462-469. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.462.