Contribuições do PIBID Interdisciplinar de Licenciatura em Computação e Pedagogia na Escola

  • Poliana Queiroz Universidade de Pernambuco
  • Higor Santos Universidade de Pernambuco

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar as atividades e contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizado pelos cursos de Licenciatura em Computação e Pedagogia da Universidade de omitido para revisão. Diante disso, foi levado em consideração as perspectivas dos licenciandos bolsistas, professores supervisores e alunos da Escola omitido para revisão. A atuação aconteceu nas turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ao longo do ano de 2016. Os resultados reforçam que a participação dos licenciandos no PIBID contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem destacando que os resultados foram superiores às expectativas no planejamento do projeto.

Referências

Brandão, A, Selva, A, Coutinho, M. (2006) "O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos". Belo Horizonte: Autêntica.

Brito, G. "Educação e Novas Tecnologias: Um repensar". (2011) 2. Ed. rev., atual. E ampl. Curitiba: Ibpex, 2008. 139 p.

Capes. "PIBIDPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência". (2008). Disponível em:<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 11 fev. 2017.

Ferreira, M; Lima, J; Santos, H, Oliveira, E; Nascimento, J. (2015) "Computação para Ensino Médio na Modalidade Semipresencial: Uma Experiência da Disciplina de Estágio Supervisionado". In: Workshop de Informática na Educação (WIE).

Finizola, A. Raposo, E, Pereira, M; Gomes, W; Araújo, A; Souza, F. (2014). "O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio", Em: XX WIE – Workshop de Informática na Escola.

França, R; Silva, W; Amaral, H (2012) "Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades". In: XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

França, R.; Amaral, H. (2013) "Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch". Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 179.

Friedrich, Ronaldo Vaz; Santos, Daniela Scherer; Keller, Rodrigo dos Santos; Puntel, Márcio Daniel; Biasoli, Daniel. (2012) "Proposta Metodológica para a Inserção ao Ensino de Lógica de Programação com Logo e Lego Mindstorms". Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 23, n. 1.

Marques, D; Costa, L; Silva, M; Rebouças, A. (2011) "Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python", Em: XVII WIE – Workshop de Informática na Escola, Aracajú, Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Moran, José Manuel. (2000) "A integração das tecnologias na educação. Artigo publicado na revista Informática na Educação: Teoria & Prática". Porto Alegre, vol. 3, n.1 UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144.

Neto, S; Santos, H; Santos, W (2015) "ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico". Em: Workshop de Educação em Computação – WEI, CSBC.

Nunes, D. (2011) "Ciência da Computação na Educação Básica". Jornal da Ciência. Vol. 02, Ed. 09.

Queiroz, P; Santos, Higor; Rodrigues, Ariane (2016) " Relato de Experiência no PIBID: Projeto interdisciplinar envolvendo licenciandos em Computação e Pedagogia no Ensino Fundamental", In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE).

Schön, Donald. (1983) "The reflective practitioner". London: Basic Books.

Silva, T; Silva, A; Melo, J (2011) "Ensino de Algoritmos a Nível Médio Utilizando Música e Robótica: Uma Abordagem Lúdica"'. In WEI XIX Workshop de Educação em Computação. Rio Grande do Norte, Brasil.

Sousa, Decíloa. (2013) "Desenvolvendo a Lógica e Algoritmos no Ensino Médio", Em: XIX WIE Workshop de Informática na Escola. Campinas, SP, Brasil.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, Poliana; SANTOS, Higor. Contribuições do PIBID Interdisciplinar de Licenciatura em Computação e Pedagogia na Escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 500-509. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.500.