O uso do jogo educacional "Eu sei Contar" como auxílio da matemática no ensino infantil
Resumo
O uso de ferramentas tecnológicas em séries primárias ainda encontra grande resistência por parte das escolas e educadores. Foi realizado um diagnóstico com alunos de jardim II a fim de identificar esta necessidade e o impacto que um jogo educacional causa no desempenho dos alunos no contexto do ensino da disciplina de matemática. A aplicação do Jogo Eu sei Contar permitiu verificar este impacto e compará-lo com pesquisas anteriores. Os resultados apontam uma melhora de 30% no aprendizado e associação dos números naturais, o que possibilitou concluir que o uso de softwares educacionais nas escolas contribui positivamente no rendimento dos alunos.
Referências
AFFONSO, R. M. L. (2012). Ludodiagnóstico: Investigação clínica através do brinquedo. São Paulo, SP: Artmed Editora Ltda.
BEE, H., & BOYD, D. (2009). A criança em desenvolvimento. Artmed Editora.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1o e 2o ciclos do ensino fundamental). v. 3. Brasília: MEC, 1997.
MORAN, J. M. (2004). Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, 245-253.
KENSKI, V. M. (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, Curitiba, 4(10), 47-56.
VYGOTSKY, L. S. (1988). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. _set al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone:EDUSP.
VIEIRA, L. D. S., & Oliveira, V. X. (2010). A importância dos jogos e brincadeiras para o processo de alfabetização e letramento. Encontro de Produção Científica e Tecnológica– EPTC, 5, 1-11.
MERCADO, L. P. L. (1998). Formação docente e novas tecnologias. Anais do IV Congresso da Rede Ibero-americana de Informática Educativa (pp. 1-8).
PRIETO, L. M., Trevisan, M. D. C. B., Danezi, M. I., & Falkembach, G. M. (2005). Uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries iniciais. RENOTE, 3(1).
GRANDO, A., & TAROUCO, L. M. R. (2008). O uso de jogos educacionais do tipo RPG na educação. RENOTE, 6(1).
SILVA, A. A., & PASSERINO, L. M. (2007). A Fazenda Software Educativo para a Educação Ambiental. RENOTE, 5(2).
FILGUEIRAS, M. S. C. (2010). O espaço e o seu impacto educativo: quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em educação infantil (Doctoral dissertation).
EU SEI CONTAR. Disponível em <http://www.escolagames.com.br>. Acesso em 10 out 2016.