Tecnologias digitais e o processo de protagonismo estudantil no Ensino Fundamental

  • Juliana Silva Arruda Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Rayssa Araújo Hitzschky Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria Alinne Forte de Brito Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Os avanços tecnológicos acarretam possibilidades para o desenvolvimento de práticas contemporâneas, a partir da inserção de computadores em atividades curriculares. Este estudo teve por objetivo analisar como o computador, por meio de recursos digitais, pode mediar a emergência do protagonismo estudantil. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. A técnica de pesquisa envolveu a observação participante, e como instrumentos de coleta de dados, vídeos e diários de campo. Os resultados destacaram que os recursos, aliados à interação entre pares, facilitam a emergência do protagonismo, acarretando aprendizagem e facilitando atuações e posturas de autoria.

Referências

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Publicado
27/10/2017
ARRUDA, Juliana Silva; CASTRO FILHO, José Aires de; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro; HITZSCHKY, Rayssa Araújo; BRITO, Maria Alinne Forte de. Tecnologias digitais e o processo de protagonismo estudantil no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 578-587. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.578 .