Experiências no ensino de Programação Orientada a Objetos: RoboCode, Greenfoot e Jogos de Tabuleiro no Ensino Superior

  • Luciene Cavalcanti Rodrigues IFSP Campus Votuporanga / Fatec Rio Preto
  • Giovani Cassiano Nogueira Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto
  • Ana Queiroga Unilago - União das Faculdades dos Grandes Lagos

Resumo


A aprendizagem dos conceitos de lógica de programação é essencial para os cursos da área de informática, pois representa o raciocínio lógico para a criação de uma sequência de passos para atingir determinado objetivo. Os conceitos sobre linguagem de programação orientada a objetos permeiam todos os cursos técnicos e superiores e, junto com as disciplinas de matemática, acabam formando o grupo de disciplinas com maior evasão e reprovação. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo demonstrar a aplicação de alternativas para facilitar o aprendizado do aluno, visando reduzir a reprovação e evasão, bem como aumentar o engajamento, por meio de maior integração e colaboração entre os alunos do ensino superior.

Referências

KÖLLING, Michael. Tutorial do Greenfoot. Kent University. Disponível em: <http://www.greenfoot.org/files/translations/Brazilian/Tutorial%20do%20Greenfoot.htm>. Acesso em : 17-12-2014.

MENDONÇA NETO, V. S. (2013). A utilização da ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013). Workshops (WCBIE 2013).

OLIVEIRA, Manassés Vitorino; RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; QUEIROGA, Ana Paula Garrido de. Material didático lúdico: uso da ferramenta Scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). V Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

SILVA, Kleber Anderson Corrêa e; KIRNER, Claudio. Vantagens educacionais no uso de jogos em Realidade Aumentada. In: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação. V. 8 Nº 3, dezembro, 2010.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; NOGUEIRA, Giovani Cassiano; QUEIROGA, Ana. Experiências no ensino de Programação Orientada a Objetos: RoboCode, Greenfoot e Jogos de Tabuleiro no Ensino Superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 598-607. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.598.