Experiências no ensino de Programação Orientada a Objetos: RoboCode, Greenfoot e Jogos de Tabuleiro no Ensino Superior
Resumo
A aprendizagem dos conceitos de lógica de programação é essencial para os cursos da área de informática, pois representa o raciocínio lógico para a criação de uma sequência de passos para atingir determinado objetivo. Os conceitos sobre linguagem de programação orientada a objetos permeiam todos os cursos técnicos e superiores e, junto com as disciplinas de matemática, acabam formando o grupo de disciplinas com maior evasão e reprovação. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo demonstrar a aplicação de alternativas para facilitar o aprendizado do aluno, visando reduzir a reprovação e evasão, bem como aumentar o engajamento, por meio de maior integração e colaboração entre os alunos do ensino superior.
Referências
MENDONÇA NETO, V. S. (2013). A utilização da ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013). Workshops (WCBIE 2013).
OLIVEIRA, Manassés Vitorino; RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; QUEIROGA, Ana Paula Garrido de. Material didático lúdico: uso da ferramenta Scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). V Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
SILVA, Kleber Anderson Corrêa e; KIRNER, Claudio. Vantagens educacionais no uso de jogos em Realidade Aumentada. In: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação. V. 8 Nº 3, dezembro, 2010.