Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio através da Informática Educativa

  • Maicon da Silva Adolfo Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC
  • David Machado Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC
  • Mariusa Warpechowski Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC

Resumo


Este trabalho teve como objetivo verificar o impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio. Para isso foi realizado um estudo de caso em duas turmas do ensino médio de uma escola estadual, onde ambas as turmas tiveram aula com e sem o uso das TIC e passaram por um processo de avaliação idêntico a fim de verificar o desempenho dos alunos. A análise dos resultados mostrou que, para o público alvo em questão, o uso das TIC teve um impacto positivo, pois os alunos que utilizaram as TIC obtiveram um desempenho superior aos alunos que não utilizaram.

Referências

Bielschowsky, Carlos Eduardo. "Tecnologia da informação e comunicação das escolas públicas brasileiras: o programa Proinfo Integrado." Revista e-curriculum 5.1 (2009).

Borges, R. M. R; Lima, V. M do R. Tendências Contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil . Revista eletrônica de Ensenãnza de lãs Ciências. vol.6, nº 1. 2007.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências naturais, matemática e suas tecnologias/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC / SEF, 1999. 114 p.

Carvalho, A. M. P. Ensino de Ciências : unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

Chervel. A. História das disciplinas Escolares: reflexos sobre o campo de pesquisa Teoria &Educação, Porto Alegre n.2 p. 177 229, 1990.

Dante, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1991.

Krasilchik. M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007. Prática de ensino de Biologia. Quatro ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

Leite, L.S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W. Tecnologia e Educação : as Mídias na Prática Docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008.

Lima, L. de; Ribeiro, J. W.; Costa, M. J. N.; Loureiro, C. . Reflexões sobre o Uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação na Formação do Licenciando de Ciências. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), XVIII, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ, p.1-10.

Lopes, José Junioet al. A introdução da informática no ambiente escolar. São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.pdf. Acessado dia 19 de abril de 2017.

Moran, José Manuel. Como ver televisão. Leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.

Nogueira, A.C. Multimídia na construção do conhecimento. "Tecnologia Educacional", 22,39 41 1993.

Pereira, A. S. T. & Sampaio, F. F. (2006) "Utilização de Vida Artificial no Ensino de Ciências Biológicas com TI". Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pp. 1 7.

Rocha, Sinara Socorro Duarte. O uso do computador na educação: a informática educativa, 2008. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm>. Acesso em: 8 de abril, 2017.

Smole, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas . Porto Alegre: Artmed, 2007.

Trombetta, André Benvenuti, et al. "Zell Desenvolvimento do CDA para a disciplina de biologia celular." Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 4. No. 1. 2015.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ADOLFO, Maicon da Silva; MACHADO, David; WARPECHOWSKI, Mariusa. Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio através da Informática Educativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 608-617. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.608.