Aplicação de elemento de game design sociointerativo em simulações de código aberto do projeto PhET

  • Rafael Ribeiro Instituto Federal do Paraná
  • Sani Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da aplicação de game design nas simulações interativas do projeto PhET no interesse dos estudantes em acessarem, espontaneamente, esse recurso em situações fora do contexto escolar. A metodologia desta pesquisa envolveu um delineamento experimental com 75 alunos do 1° ano do Ensino Médio Profissionalizante em três intervenções pedagógicas. Observou-se um aumento no acesso espontâneo dos estudantes às simulações após a aplicação de elemento de game design sócio interativo, neste caso, com a adição de um placar geral para o registro online das pontuações obtidas pelos estudantes em uma versão modificada da simulação do projeto PhET.

Referências


Américo, M. O jornalismo esportivo transmídia no ecossistema dos esportes eletrônicos (E-Sports). Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 11, n. 2, p. 316, out. 2014.

Araujo, G., Silva, T. R. e Aranha, E. A construção de jogos digitais na escola: um relato de experiência na formação de professores. Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 22, n. 1, p. 161, 2016.

Cox, K. K., e Bittencourt, R. A. Estudo Bibliográfico sobre o Processo de Construção de Jogos Digitais: A Necessidade de Sinergia entre o Educar e o Divertir. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 25, n. 1, p. 16, 30 abr. 2017.

Creswell, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Ellington, H., Addinall, E. e Percival, F. Games and Simulations in Science Education. New York: Company, Nichols Publishing, 1981.

Huizinga, J. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 2000.

Kaytoue, M. et al. Watch me playing, i am a professional: a first study on video game live streaming. Proceedings of the 21st international conference companion on World Wide Web, p. 1181–1188, 2012.

Khatri, R. et al. Over One Hundred Million Simulations Delivered: A Case Study of the PhET Interactive Simulations. Physics Education Research Conference Proceedings, p. 205–208, 2014.

Mayer, R. E. Computer Games for Learning: An Evidence-Based Approach. Cambridge, MA: MIT Press, 2014.

Meira, L., Neves, A. e Ramalho, G. Lan House na escola: uma olimpíada de jogos digitais e educação. In: VIII Brazilian symposium on games and digital entertainment. Rio de Janeiro, RJ, 2009.

Meira, L. e Pinheiro, M. Inovação na Escola. Proceedings of SBGames 2012, p. 42–47, 2012.

Perkins, K et al. PhET: Interactive Simulations for Teaching and Learning Physics. The Physics Teacher, v. 44, n. 1, p. 18–23, 2006.

Pulcides, A. L. e Nodari, S. eSPORTS: narrativas em hipermídia como competições. Revista dito Feito, v. 6, n. 8, p. 1–13, 2015.

Ribeiro, R. J. et al. Teorias de Aprendizagem em Jogos Digitais Educacionais: um Panorama Brasileiro. Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, p. 1–10, 2015.

Publicado
27/10/2017
RIBEIRO, Rafael; SILVA, Sani. Aplicação de elemento de game design sociointerativo em simulações de código aberto do projeto PhET. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 618-627. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.618.