Usando Smartphones, QR Code e Game of Thrones para Gamificar o Ensino e Aprendizagem de Termometria

  • Denis Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Raquel Dias Colégio Estadual Monsenhor Guilherme
  • Vania Flippert Colégio Estadual Monteiro Lobato
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo


Este artigo objetiva apresentar a experiência da aplicação de uma atividade pedagógica (dinâmica de jogo) elaborada com o intuito de fixar os conteúdos da Física, especialmente os de termometria, trabalhados em sala de aula com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, por intermédio do uso da tecnologia QR Code, de elementos da gamificação, do incentivo à aprendizagem móvel usando os celulares dos alunos e de seus interesses pela série Game of Thrones. Constatou-se que atividade como essa motiva e fomenta a cooperação entre os estudantes, auxilia na superação da falta de estrutura tecnológica na escola e possibilita novos olhares sobre o ensino-aprendizagem por meio de dispositivos móveis.

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Publicado
27/10/2017
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SILVA, Denis; DIAS, Raquel; FLIPPERT, Vania; BOSCARIOLI, Clodis. Usando Smartphones, QR Code e Game of Thrones para Gamificar o Ensino e Aprendizagem de Termometria. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 658-666. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.658.