Uma proposta da eficiência do uso da Metodologia Ativa Baseada em Problemas, utilizando Dojo de Programação, aplicada na disciplina de Lógica de Programação

  • Andreza Bastos Mourão Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / Centro Universitário do Norte (UNINORTE)

Resumo


Este artigo descreve a experiência de um projeto de ensino voltado para a disciplina de Lógica de Programação, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas e do Método de Programação Dojo.As experiências práticas deste projeto são motivadoras e contribuíram positivamente para o melhor desempenho dos alunos na disciplina, a diminuição dos índices de evasão, melhorar a comunicação em pares e em grupo, desenvolver a habilidade em dividir tarefas e resolver problemas, entre outros. O artigo visa compartilhar a metodologia adotada, a fim de estimular docentes e discentes no uso e prática deste método e ambiente de ensino inovador.

Referências


Attle, S. and Baker, B. (2007). Cooperative learning in a competitive environment: classroom applications. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 19(1):77–83.

Akili,W. (2011). On implementation of problem-based learning in engineering education: Thoughts, strategies and working models. In Proceedings of the 2011 Frontiers in Education Conference, FIE '11, Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.

Barbosa, Lucinéia, and Marcia Gonçalves De Oliveira (2011). Metodologia ANEA Para Avaliação Online de Lógica de Programação. SBIE (2011): 1394–1397.

Beck, K. and Andres, C. (2004). Extreme programming explained: embrace change (2nd edition). Addison-Wesley Professional.

Burguillo, J. C. (2010). Using game theory and Competition based Learning to stimulate student motivation and performance. Computers & Education, 55(2):566–575.

Christensen, C. R., Garvin, D. A., and Sweet, A, (1991). Education for Judgment: The Artist of Discussion Leadership. Harvard Business School Press.

Piekarski, Ana Elisa Tozetto, Miazaki, Mauro et al, (2015). A Metodologia Das Maratonas de Programação Em Um Projeto de Extensão: Um Relato de Experiência. CBIE (2015).

Oliveira, Armanda M, Rodrigues, Rodrigo L, Garcia, Vinicius C, (2012). Um Mapeamento Sistemático Para Problem Based Learning Aplicado À Ciência Da Computação. WIE (2012).

Prince, M. (2004). Does active learning work? A review of the research. JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION, 93(3).

Souza, Marcella S. C., Costa, Felipe A. M., Silva, Victor Luan. Terra, Daniela Costa (2016). Lord of Code: uma ferramenta de apoio ao ensino de programação. In: Anais do XXVII do SBIE.

Slavin, R. E. (1980). Cooperative learning. Review of Educational Research.

Williams, L. and Kessler, R. (2002). Pair Programming Illuminated. Addison-Wesley Longman Publishing Co., Inc., Boston, MA, USA.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
MOURÃO, Andreza Bastos. Uma proposta da eficiência do uso da Metodologia Ativa Baseada em Problemas, utilizando Dojo de Programação, aplicada na disciplina de Lógica de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 667-676. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.667.