LpT: ferramenta educacional para auxiliar o ensino/aprendizagem de traduções de diferentes níveis de linguagens de programação

  • Diego Costa Universidade Federal de Goiás
  • Daniel Teixeira Universidade Federal de Goiás
  • Rafael Grisotto Universidade Federal de Goiás
  • Bruno Rocha Universidade Federal de Goias

Resumo


Este artigo aborda o desenvolvimento de uma ferramenta educacional para o auxílio na abstração do conteúdo acerca da tradução de diferentes níveis de linguagens de programação da disciplina de Arquitetura de Computadores do curso de Ciência da Computação, engenharia da computação e afins. O software desenvolvido tem como objetivo auxiliar o ensino e aprendizado dos conceitos de uma linguagem de alto nível traduzida em outros níveis (médio e baixo). Para demonstrar alguns criterios inerentes à eficiência do software foi realizado um experimento com os alunos da disciplina de Arquitetura de Computadores do curso de Ciência da Computação, que visava elucidar o nível de usabilidade e utilidade da ferramenta educacional. Posteriormente foi aplicado um questionário para verificar a qualidade do aprendizado dos alunos e a eficácia da ferramenta. Os resultados da avaliação qualitativa da ferramenta mostraram que o constructo "Utilidade de Uso" obteve maior aceitação quando comparado com a "Facilidade de Uso", ressaltando assim a facilidade de aprendizado e a aceitação da ferramenta por parte dos alunos. Podendo assim ser uma ferramenta de grande ajuda para o professor no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

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Publicado
27/10/2017
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COSTA, Diego; TEIXEIRA, Daniel; GRISOTTO, Rafael; ROCHA, Bruno. LpT: ferramenta educacional para auxiliar o ensino/aprendizagem de traduções de diferentes níveis de linguagens de programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 695-704. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.695.