Modelo e-Maturity (e-M): Sete Dimensões para Gestão da Tecnologia na Escola

  • Herik Zednik UFRGS

Resumo


O objetivo desse estudo é apresentar as sete dimensões avaliativas que compõem o Modelo e-Maturity (e-M). O modelo se caracteriza como uma ferramenta de autoavaliação e acompanhamento da gestão tecnopedagógica. O instrumental permite uma análise do nível de maturidade em relação ao uso estratégico e eficaz das TIC na melhoria dos resultados educacionais e colabora na identificação dos usos e apropriações das TIC nas escolas, numa perspectiva da prática pedagógica. O questionário propõe sete dimensões básicas para a avaliação: Gestão e Liderança, Gestão Curricular, Gestão dos Processos de Ensino e Aprendizagem, Gestão Avaliativa, Gestão Formativa, Gestão dos Recursos e Gestão da e-Segurança.

Referências

Alonso, M. (2003) "A gestão/administração educacional no contexto da atualidade". In: Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp.

Amaral, M. T. M. (2006) "Práticas educativas informatizadas". In: Liderança, gestão e tecnologias: para a melhoria da educação no Brasil. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP /Microsoft, 2006. p. 43-56.

Argyris, C. (1969) "A atitude da direção e seu impacto sobre os empregados". In Personalidade e organização: o conflito entre o sistema e o indivíduo (pp.121-157). Rio de Janeiro: Renes.

Bruno, G. D. (2008" "Maturidade em gestão do conhecimento: um estudo sobre as empresas do setor elétrico". Dissertação de mestrado profissional em administração. Rio de Janeiro: IBMEC.

CETIC 2012 (2011) "Pesquisa TIC Educação 2011: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil". São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012. Disponível em: <http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-educacao-2011.pdf>. Acesso em: 10/08/2013.

Franco, C. E.; Santos, M. L. B.; Terra, J. C. C. (2009) "Gestão de conteúdo 360o: integrando negócios, design e tecnologia". São Paulo: Saraiva.

Gabriel, Martha. (2013) "Educar: a (r)evolução digital na educação". São Paulo: Saraiva.

Libâneo, J. C. (2000) "Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente". São Paulo0: Cortez, série Questões da nossa época, vol. 67, 2000. p. 104.

Lucena, M. (2006) "Integração das tecnologias na gestão escolar". In. Liderança gestão e tecnologias: para a melhoria da educação no Brasil. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP /Microsoft, 2006. p. 27-32.

Marshall, S. (2007) "Process Descriptions. e-Learning Maturity Model". New Zealand: University Teaching Development Centre, Victoria University of Wellington.

Mercado, L.P.L. (1998) "Formação docente e novas tecnologias". Universidade Federal de Alagoas. IV Congresso RIBIE, Brasília.

Moran, J. M. (2006) "Caminhar com segurança na mesma direção". In. Liderança gestão e tecnologias: para a melhoria da educação no Brasil. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP /Microsoft, 2006. p. 57-66.

Motta, P. R. (1999) "Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar". Rio de Janeiro: Qualitymark.

NAACE. (2006) "Self-review Framework (SRF)". Universidade de Nottingham. Acesso em: 03 de março de 2012. Disponível em: <http://www.naace.co.uk/ictmark/srf>.

Programa sua Escola a 2000 por Hora (PSE). (2004) "Educação para o desenvolvimento humano pela tecnologia digital". São Paulo: Saraiva/Instituto Ayrton Senna (IAS).

Senge, P. M. (2006) "A quinta disciplina". 21ª. Edição – Rio de Janeiro: BestSeller.

Tarouco, L. M. R. et al. (2012) "Prova Brasil Multimídia: Um estudo sobre Interatividade". Rio de Janeiro: Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Zednik, H.; Tarouco, L. M. R. e Klering, L. R. (2012) "e-Maturity: entrelaçando gestão, tecnologia e pedagogia". Porto Alegre: Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, V. 10 Nº 3, dezembro/2012.

Zednik et al. (2013) "Ciclo e-M: Avaliação Sistemática da Gestão Tecnopedagógica". II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (CBIE 2013). Campinas-SP.

Zednik, H., Tarouco, L.M.R., Klering, L. R. (2014) "Incorporação das TIC à gestão escolar e à prática pedagógica: indicadores para o desenvolvimento do e-Maturity". In: Formação a Distância para Gestores da Educação Básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul.1 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014, p. 21-51.

Zednik, H. (2015) "e-Maturity: Gestão da Tecnologia numa Perspectiva de Melhoria do Desempenho Pedagógico" Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 2015. 318 f. Tese de doutorado.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ZEDNIK, Herik. Modelo e-Maturity (e-M): Sete Dimensões para Gestão da Tecnologia na Escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 745-754. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.745.