Aplicações de Programação no Ensino e Aprendizagem: Uma Proposta de Formação para Licenciandos em Matemática

  • Cristiano Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre
  • Andréa Mendonça Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

Abstract


How students who already know how to programming will be received in schools? This is a contemporary question that enlights a challenge in teacher preparation, specially considering the global movement to encourage children to program. Taking this concern into account, this paper presents a proposal to contribute in preparing future teachers of Mathematics to adopt Python programming as a tool to calculus and graphics visualization. Based on mathematical investigations, the learning and teaching processes in the current proposal are driven by investigative tasks that encourage students to exploration and to development of autonomy.

References

BEIRA, D. ; NAKAMOTO, P. (2016) A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? In: XXII Workshop de Informática na Escola. 2016, Uberlândia. Anais... do XXII Workshop de Informática na Escola.

BRASIL. Ministério da Educação. (2016) Base Nacional Comum Curricular: Proposta Preliminar, segunda versão revista. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp.8-12. Brasília/DF, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/FwKhT2>. Acesso em: 29 maio. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002) PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

GATTI, B. A.; NUNES, M. N. R. (2009) Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Textos FCC, v. 29, p. 155, 2009.

PONTE, J. P. et al. (2016) Investigações matemáticas na sala de aula. 3ªEd. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

RESNICK, M. (2013) Learn to code, code to learn. EdSurge.

SANTOS, L. et al. (2002) Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior. J. Ponte, C. Costa, A. Rosendo, E. Maia, N. Figueiredo, & A. Dionísio (Orgs). Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores, p. 83-106.

SANTOS. D. T. (2015) O uso de Algoritmos e Programação no Ensino de Matemática. Campinas. Dissertação (Mestrado em Matemática). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas.

SOUZA. E. C.; YONEZAWA. W. M. (2016) Princípios de Programação no Ensino de Matemática utilizando Processing 2. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016, São Paulo. Anais... do XII Encontro Nacional de Educação Matemática.

STEVENS, D.D.; LEVI, A. (2005) Introduction to rubrics: an assessment tool to save grading time, convey effective feedback, and promote student learning. 1st ed. Sterling, Virginia.
Published
2017-10-27
FERREIRA, Cristiano; MENDONÇA, Andréa. Aplicações de Programação no Ensino e Aprendizagem: Uma Proposta de Formação para Licenciandos em Matemática. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 755-764. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.755.