Aplicações de Programação no Ensino e Aprendizagem: Uma Proposta de Formação para Licenciandos em Matemática

  • Cristiano Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre
  • Andréa Mendonça Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

Resumo


Como os estudantes que já sabem programar serão recebidos nas escolas? Esse é um questionamento atual e que revela um desafio na formação de professores, principalmente porque há um movimento mundial de incentivo a aprendizagem de programação por crianças. Neste artigo, apresentamos uma proposta de formação voltada para alunos da Licenciatura em Matemática que foca na adoção de programação em Python para automatizar cálculos e plotar gráficos. Baseada em investigações matemáticas, o processo de ensino e aprendizagem é conduzido por roteiros de tarefas investigativas, que incentivam o aluno à autonomia e exploração.

Referências

BEIRA, D. ; NAKAMOTO, P. (2016) A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? In: XXII Workshop de Informática na Escola. 2016, Uberlândia. Anais... do XXII Workshop de Informática na Escola.

BRASIL. Ministério da Educação. (2016) Base Nacional Comum Curricular: Proposta Preliminar, segunda versão revista. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp.8-12. Brasília/DF, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/FwKhT2>. Acesso em: 29 maio. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002) PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

GATTI, B. A.; NUNES, M. N. R. (2009) Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Textos FCC, v. 29, p. 155, 2009.

PONTE, J. P. et al. (2016) Investigações matemáticas na sala de aula. 3ªEd. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

RESNICK, M. (2013) Learn to code, code to learn. EdSurge.

SANTOS, L. et al. (2002) Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior. J. Ponte, C. Costa, A. Rosendo, E. Maia, N. Figueiredo, & A. Dionísio (Orgs). Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores, p. 83-106.

SANTOS. D. T. (2015) O uso de Algoritmos e Programação no Ensino de Matemática. Campinas. Dissertação (Mestrado em Matemática). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas.

SOUZA. E. C.; YONEZAWA. W. M. (2016) Princípios de Programação no Ensino de Matemática utilizando Processing 2. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016, São Paulo. Anais... do XII Encontro Nacional de Educação Matemática.

STEVENS, D.D.; LEVI, A. (2005) Introduction to rubrics: an assessment tool to save grading time, convey effective feedback, and promote student learning. 1st ed. Sterling, Virginia.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Cristiano; MENDONÇA, Andréa. Aplicações de Programação no Ensino e Aprendizagem: Uma Proposta de Formação para Licenciandos em Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 755-764. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.755.