Autonomia docente e formação continuada de professores para o ensino de ciências investigativo com uso do laptop educacional.

  • Dirce Cristiane Camilotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Shirley Takeco Gobara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo


Este artigo analisa o desenvolvimento da autonomia docente em uma pesquisa-formação para uso do laptop educacional no ensino investigativo de ciências, com base em Contreras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas as entrevistas diagnósticas e finais realizadas com quatro professoras. As análises evidenciaram que a prática pedagógica das professoras antes da formação era característica de um profissional especialista técnico/autonomia ilusória. Pós-formação, na prática das professoras aparecem elementos característicos de uma autonomia reflexiva e autonomia emancipatória. Tal autonomia foi facilitada pela característica democrática e aberta da pesquisa-formação.

Referências


Almeida, M. E. B. e Valente, J. A. (2012). "Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais". Currículo sem Fronteiras, Volume12, Número 3, 57-82.

Almeida, M. E. B. e Valente, J. A. (2011). "Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?" São Paulo: Paulus.

Alonso, K. M. (2008). "Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas". Educação e Sociedade, Volume 12, Número 104, 748-768.

Camilotti, D. C.; Gobara, S. T. "Uso do laptop educacional em sequências de ensino investigativas para o ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais". In: Anais do IV Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugal. p. 1556-1568.

Carvalho, A. M. P. (2013). "O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas." In: A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning. 1-20.

Carvalho, A. M. P. e Gil-Pérez, D. (2011). "Formação de professores de Ciências: tendências e inovações". Coleção Questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 2011.

Contreras, J. (2002). "A autonomia de professores". São Paulo: Cortez.

Gimeno Sacristán, J. (2006). "Tendências investigativas na formação de professores". In: Pimenta, S. G. (org.). (2006). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, p. 81-87.

Gobara, S. T.; Camilotti, D. C.; Avancini, R. "Perfil dos Professores Participantes de uma Pesquisa-Formação para o Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências das Séries Iniciais e Educação Infantil". In: Anais do 3° Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Dourados, MS. p. 840-842.

Gomes, M. A. F e Gandra, A. F. (2010). "Letramento Digital dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". In: Anais do WIE - XVI Workshop Sobre Informática na Escola, Belo Horizonte, MG.

Libâneo, J. C. (2007). "Pedagogia e pedagogos, para quê?" São Paulo: Cortez.

Ludke, M. e André, M. (1986). "Pesquisa em educação: abordagens qualitativas". São Paulo: EPU.

Valente, J. A (2005). "A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação". Tese (Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Vosgerau, D. S. R. (2012). A pesquisa ação-formação como instrumento de formação em serviço para integração das TIC na prática pedagógica do professor. Formação Docente, v. 4, n. 7, p. 51-64.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. Autonomia docente e formação continuada de professores para o ensino de ciências investigativo com uso do laptop educacional.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 775-784. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.775.