Análise da inserção do estudo sobre tecnologias digitais nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura presenciais do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Amanda Maria Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodolfo Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dennys Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Nos dias de hoje estamos imersos no acesso a recursos tecnológicos digitais, tornando necessário que essas tecnologias sejam integradas, também, a vida escolar do aluno e do professor. A partir de um levanto de disciplinas ofertadas em cursos presenciais de licenciatura do Campus Central da Universidade XXX, temos como objetivo analisar as matrizes curriculares desses cursos e como está sendo a formação inicial de professores para utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. A partir do estudo de dezesseis disciplinas ofertadas em 21 cursos de licenciatura, de quatro áreas de conhecimento, podemos perceber que apenas dois dos cursos analisados ofertam disciplinas relacionadas às TDIC na prática pedagógica. O que evidencia uma necessidade de reformulação do currículo dos cursos de licenciatura analisados.

Referências

Almeida, M. E. B. (2010). "Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line". In Aberto, v. 23, n. 84, p. 67-77.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. "Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena". Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017.

Costa, J. A. (1999). "O papel da escola na sociedade atual: implicações no ensino das ciências". Millenium editora.

Gil, A. C. (1999). "Métodos e técnicas de pesquisa social". (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Kenski, V. M. (2007). "Educação e tecnologias". Papirus editora.

Kenski, V. M. (2003). "Tecnologias e ensino presencial e a distância". Campinas, SP:Papirus.

Lima, L. & Loureiro, R. (2015). "A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos". In Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 21, n. 1, p. 395.

Maia, D. L., & Barreto, M. C. (2014). "Ensinar Matemática com Uso de Tecnologias Digitais: qual a Representação Social de pedagogos em formação?".

Maia, D. L. & Barreto, M. C. (2012). "Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras". In Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X, v. 5, n. 1.

Mattar, J. (2010). "Games em educação: como os nativos digitais aprendem". São Paulo/SP: Pearson Prentice Hall.

Monteiro, J. et al. (2015). "Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN". In Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 21, n. 1, p. 454.

Pretto, N. L. & Bonilla, M. H. S. (2012). "O que o software livre tem a ver com a educação?". In Formação de professores para as tecnologias digitais: software livre e educação a distância. 1ªed. Brasília/DF: Liber Livro, v. 1.

SIGAA. UFRN. Disponível em: <www.sigaa.ufrn.br>. Acesso em: 17 abr. 2017.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Amanda Maria; CARVALHO, Rodolfo; MAIA, Dennys. Análise da inserção do estudo sobre tecnologias digitais nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura presenciais do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 825-834. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.825.