Mundos Virtuais na prática docente: uma visão sobre os desafios e benefícios

  • Felipe Becker Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabrício Herpich Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leo Natan Paschoal Universidade de São Paulo
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Valdeni Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Os mundos virtuais podem ser considerados ambientes altamente interativos com um grau de realidade elevado, sendo possível utilizá-lo em diversas áreas de conhecimento. Neste contexto, o presente artigo busca apresentar uma visão geral dos principais desafios e benefícios presentes atualmente no uso deste tipo de ambiente na prática docente. Um estudo de caso foi realizado juntamente com um levantamento teórico sobre o tópico para abordar tais questões elencadas. Os resultados mostraram algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos docentes ao utilizar este ambiente, assim como os benefícios que podem ser adquiridos após superar tais barreiras.

Referências


Antonello, R., Fernandes, S., Moreira, J., Cunha, P., Kamienski, C., and Sadok, D. (2009). Trafc analysis and synthetic models of second life. Multimedia Systems, 15(1):33–47.

Avila, B. G., Tarouco, L. M. R., Passerino, L. M., and Guterer, P. (2014). Autoria nos mundos virtuais: um novo desao ao docente. Revista Novas Tecnologias na Educação, 12(2):01–10.

Bouda, T. (2012). User-centered design and evaluation of virtual worlds. In Experiential Learning in Virtual Worlds: 2nd Global Conference, pages 01–11. Inter-Disciplinary. Net.

Christensen, I.-M. F., Marunchak, A., and Stefanelli, C. (2013). Added Value of Teaching in a Virtual World, pages 125–137. Palgrave Macmillan UK, London.

Fernandes, S., Antonello, R., Moreira, J., Sadok, D., and Kamienski, C. (2007). Trafc analysis beyond this world: the case of second life. In 17th International workshop on Network and operating systems support for digital audio and video, University of Illinois, Urbana-Champaign, pages 4–5.

Fullan, M. (2013). Commentary: The new pedagogy: Students and teachers as learning partners. Learning Landscapes, 6(2):23–29.

Gregory, S., Scutter, S., Jacka, L., McDonald, M., Farley, H., and Newman, C. (2015). Barriers and enablers to the use of virtual worlds in higher education: An exploration of educator perceptions, attitudes and experiences. Journal of Educational Technology & Society, 18(1):03–12.

Griol, D., Molina, J. M., and Callejas, Z. (2014). An approach to develop intelligent learning environments by means of immersive virtual worlds. J. Ambient Intell. Smart Environ., 6(2):237–255.

Jacka, L. (2015). Virtual worlds in pre-service teacher education : the introduction of virtual worlds in pre-service teacher education to foster innovative teaching-learning processes. PhD thesis, Southern Cross University.

Johnson, C., Vorderstrasse, A., and Shaw, R. (2009). Virtual worlds in health care higher education. Journal For Virtual Worlds Research, 2(2):01–12.

Kozlovsky, E. and Kravtsov, H. (2011). Virtual laboratory for distance learning: Conceptual design and technology choices. In Proceddings of the ICT in Education, Research and Industrial Applications: Integration, Harmonization and Knowledge Transfer (IC-TERI), pages 116–125.

Nelson, B. C. and Erlandson, B. E. (2012). Design for learning in virtual worlds. Taylor and Francis.

Nunes, F. B., Herpich, F., Paschoal, L. N., Lima, J. V. D., and Tarouco, L. M. R. (2016a). Systematic review of virtual worlds applied in education. In Proceedings of the XXVII Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE 2016), pages 657–666.

Nunes, F. B., Herpich, F., Zunguze, M. C., and de Lima, J. V. (2016b). Utilização do mastery learning em sala de aula: uma abordagem integrada aos mundos virtuais. In Anais do 24º Workshop sobre Educação em Computação (CSBC 2016), pages 2442–2451.

Oliver, I. A., Miller, A. H., and Allison, C. (2010). Virtual worlds, real trafc: Interaction and adaptation. In Proceedings of the First Annual ACM SIGMM Conference on Multimedia Systems, MMSys '10, pages 305–316, New York, NY, USA. ACM.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9(5):1–6.

Soto, V. J. (2013). Which instructional design models are educators using to design virtual world instruction? Journal of Online Learning and Teaching, 9(3):364.

Twining, P., Raffaghelli, J., Albion, P., and Knezek, D. (2013). Moving education into the digital age: the contribution of teachers' professional development. Journal of Computer Assisted Learning, 29(5):426–437.

Zanotto, D., Rolim, C., and Fernandes, S. (2009). Desenvolvimento de um surveybot em mundos virtuais com aplicação em sistemas de avaliação. In Anais do XVII Workshop sobre Educação em Informática, pages 623–626.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Felipe Becker; HERPICH, Fabrício; PASCHOAL, Leo Natan; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; LIMA, José Valdeni. Mundos Virtuais na prática docente: uma visão sobre os desafios e benefícios. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 845-854. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.845 .