Mundos Virtuais na prática docente: uma visão sobre os desafios e benefícios

  • Felipe Becker Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabrício Herpich Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leo Natan Paschoal Universidade de São Paulo
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Valdeni Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Os mundos virtuais podem ser considerados ambientes altamente interativos com um grau de realidade elevado, sendo possível utilizá-lo em diversas áreas de conhecimento. Neste contexto, o presente artigo busca apresentar uma visão geral dos principais desafios e benefícios presentes atualmente no uso deste tipo de ambiente na prática docente. Um estudo de caso foi realizado juntamente com um levantamento teórico sobre o tópico para abordar tais questões elencadas. Os resultados mostraram algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos docentes ao utilizar este ambiente, assim como os benefícios que podem ser adquiridos após superar tais barreiras.

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Publicado
27/10/2017
NUNES, Felipe Becker; HERPICH, Fabrício; PASCHOAL, Leo Natan; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; LIMA, José Valdeni. Mundos Virtuais na prática docente: uma visão sobre os desafios e benefícios. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 845-854. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.845 .