O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC na Formação Inicial de Professores de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Itaituba/Pará

  • Gilson Santos UNIOESTE
  • Ana Paula Maffezzolli UNIOESTE
  • Angel Galvão IESPES

Resumo


O presente trabalho visa verificar se a formação inicial de professores, realizada numa instituição de ensino superior da cidade de Itaituba no estado do Pará, prepara os graduandos para a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem. A partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes dos cursos de Letras e Pedagogia, constataram-se diversas dificuldades relacionadas ao uso das TIC?s. Os resultados da pesquisa indicam que educar nos estabelecimentos de ensino da Amazônia, requer muita determinação e capacidade para superar obstáculos, porque são grandes os desafios que precisam ser superados para se ter uma educação de qualidade nessa região.

Referências


De Almeida, D. A. (2009). "TIC e educação no Brasil: breve histórico e possibilidades atuais de apropriação", Pró-discente, 15(2).

Candau, V. M., & Lelis, I. A. (1983). "A relação teoria-prática na formação do educador", Rumo a uma nova didática, 10, 56-72.

Cantini, Marcos Cesar, et al. O desafio do professor frente as novas tecnologias. Anais Educere, 2006, PUC/PR.

Clement, C. R., & Higuchi, N. (2006). "A floresta amazônica e o futuro do Brasil", Ciência e Cultura, 58(3), 44-49.

Cysneiros, Paulo G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: 23ª Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu. Anais 23ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2000.

Duarte, S. G. (1986). Dicionário brasileiro de educação. Antares.

Figueiredo, G., Nobre, I., & Passos, M. L. S. (2015, October). "Tecnologias computacionais na educaçao: Desafios na prática docente", In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 127).

Freire, F. M., & Prado, M. E. B. B. (1996). "Professores construcionistas: a formação em serviço", In Actas do III Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa.

Lima, P. H. (2014). "PROFORMAR: Tecnologia e Educação para transformar a Amazonia", Revista EM FOCO Fundação Esperança/IESPES, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 62-68.

Real, L. M. C., Tavares, M. N. R., & dos Santos Picetti, J. (2013). "Formação de Professores para o Uso Educacional de Tablets no Ensino Médio: possíveis mudanças na prática pedagógica", In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 2, No. 1).

Saviani, D. (2009). "Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro", Revista brasileira de educação.

Santiago, Dalva Gonzales. Novas Tecnologias e o Ensino Superior: Repensando a formação docente. Dissertação de Pós Graduação em Educação da PUC:Campinas, 2006.

Sousa, R. P. D., Moita, F. D., & Carvalho, A. B. G. (2011). "Tecnologias digitais na educação."

Tajra, S. F. (2008). "Informática na educação: novas ferramentas para o professor na atualidade", rev. e ampl. São Paulo: Érica.

Valente, J. A. (1999). "O computador na sociedade do conhecimento", Campinas: Unicamp/NIED, 11-18.

Zednik, H., Tarouco, L. M., Klering, L., García-Valcárcel, A., & Guerra, E. P. (2014). "Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula", In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 20, No. 1, p. 507).

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Gilson; MAFFEZZOLLI, Ana Paula; GALVÃO, Angel. O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC na Formação Inicial de Professores de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Itaituba/Pará. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 855-864. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.855.