MapLearn: uma abordagem para apoiar a elaboração de cenários de aprendizagem baseado em personas

  • Eline F. de A. Welter Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luciana Zaina Universidade Federal de São Carlos
  • Renato F. L. dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem para apoiar o professor na elaboração de cenários de aprendizagem centrando-se na percepção sobre o perfil dos alunos. Para isto, a abordagem apoiou-se no fundamento de personas adaptando o uso de mapas de empatia para o contexto de aprendizagem eletrônica. Um estudos de caso com professores foi conduzido para validação da abordagem. A proposta traz contribuições para guiar o professor no uso e criação de ambientes e objetos de aprendizagem eletrônica considerando o perfil dos alunos.

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Publicado
27/10/2017
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WELTER, Eline F. de A.; ZAINA, Luciana; SANTOS, Renato F. L. dos. MapLearn: uma abordagem para apoiar a elaboração de cenários de aprendizagem baseado em personas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 865-874. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.865.