Clube de Robótica: autonomia e protagonismo juvenil por meio de atividade complementar na escola

  • Josualdo Dias Universidade Federal da Bahia
  • Débora Abdalla Universidade Federal da Bahia
  • Hugo Saba Universidade do Estado da Bahia

Resumo


A obsolência do ambiente escolar, no sentido de não permitir que estudantes demonstrem suas capacidades e talentos, reflete a necessidade de se evidenciarem com protagonismo e autonomia para que possam tornar-se construtores do próprio conhecimento, através de práticas envolvendo metodologias inovadoras, correlacionando-se com o uso de recursos tecnológicos para amadurecimento e entusiasmo em suas descobertas. A partir desse contexto busca-se discutir como as práticas desenvolvidas em um clube de robótica como atividade complementar, por meio de relato de experiência, revelam conhecimentos e habilidades inerentes aos estudantes, promovendo o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

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Publicado
27/10/2017
DIAS, Josualdo; ABDALLA, Débora; SABA, Hugo. Clube de Robótica: autonomia e protagonismo juvenil por meio de atividade complementar na escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 875-884. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.875.