Clube de Robótica: autonomia e protagonismo juvenil por meio de atividade complementar na escola

  • Josualdo Dias Universidade Federal da Bahia
  • Débora Abdalla Universidade Federal da Bahia
  • Hugo Saba Universidade do Estado da Bahia

Resumo


A obsolência do ambiente escolar, no sentido de não permitir que estudantes demonstrem suas capacidades e talentos, reflete a necessidade de se evidenciarem com protagonismo e autonomia para que possam tornar-se construtores do próprio conhecimento, através de práticas envolvendo metodologias inovadoras, correlacionando-se com o uso de recursos tecnológicos para amadurecimento e entusiasmo em suas descobertas. A partir desse contexto busca-se discutir como as práticas desenvolvidas em um clube de robótica como atividade complementar, por meio de relato de experiência, revelam conhecimentos e habilidades inerentes aos estudantes, promovendo o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

Referências


Almeida, M. E. B. (2005). Integração das Tecnologias na Educação, chapter Tecnologia, currculo e projetos: Prática e formação de professores na integração de míIdias. Ed.Salto para o futuro.

Alves, A. C., Blikstein, P., and de Deus Lopes, R. (2005). Robótica na periferia? uso de tecnologias digitais na rede pública de são paulo como ferramentas de expressão e inclusão. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Alves, N. (2000). Cultura e cotidiano escolar. SciELO Brasil.

Assmann, H. (1998). Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Vozes.

Benitti, F. B. V. (2012). Exploring the educational potential of robotics in schools: A systematic review. Computers & Education, 58(3):978–988.

Blikstein, P. (2008). Travels in troy with freire: Technology as an agent for emancipation.

Boud, D. and Feletti, G. (1998). The challenge of problem-based learning. Psychology Press.

Bustamante, S. B. V. (2003). "hands on"&"heads in": trabalhando com a robótica em educação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, pages 197–203.

Caldas, R. F. L. and Hübner, M. M. C. (2001). O desencantamento com o aprender na escola: o que dizem professores e alunos. Revista Psicologia-Teoria e Prática, 3(2).

Charao, A. S., Patrcia, P. d. A., de Azevedo, B. R., and Lima, J. C. D. (2015). Clube de computação para alunos de ensino médio: um relato de experiência. Anais WEI /Congresso Sociedade Brasileira da Computação.

Costa, A. C. G. d. and Vieira, M. A. (2000). Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 332.

Dias, J., Abdalla, D., and Saba, H. (2015). Ensino da robótica livre como instrumento de aprendizado interdisciplinar na rede pública de educação prossional e tecnológica. In Anais WEI / Congresso Sociedade Brasileira da Computação.

Fassbinder, A. G. d. O. (2012). Experiências no estímulo à prática de programação através do desenvolvimento de atividades extracurriculares relacionadas com as competições de conhecimentos. In WEI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), page 48.

Fazenda, I. C. A. (2006).Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2000). Perspectivas atuais da educação. volume 14, pages 03–11. SciELO Brasil.

Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência:o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34. Tradução de: Carlos Irineu da Costa.

Nérici, I. (1967). Atividades extraclasse na escola média. Fundo de Cultura SA.

Papert, S. (1994). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Ed. ArtMed.

Rodrigues, S. (2015). Metodologias ativas: O que é aprendizagem baseada em projeto. Disponível em: http://goo.gl/Fa4Kan. Acesso em 02. Mar. 2017.

Yus, R. and de Moraes, D. V. (2002). Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Artmed.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Josualdo; ABDALLA, Débora; SABA, Hugo. Clube de Robótica: autonomia e protagonismo juvenil por meio de atividade complementar na escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 875-884. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.875.