Dados Educacionais Abertos: Associações em dados dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio

  • Tancicleide Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Roberta Gouveia Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Maria Conceição Batista Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo


A mineração de dados educacionais oferece aos gestores e educadores subsídios para a tomada de decisão, bem como perspectivas para mitigar desafios do processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, este trabalho busca aplicar técnicas e métodos de mineração de dados no intuito de descobrir regras de associação em dados estatísticos educacionais oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no âmbito da região Nordeste.

Referências


Bernardini, F., Costa, J., e Artigas, D. Proposta de uma técnica de Mineração em Grafos para identicação de gargalos em currículos de graduação. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1062.

Camilo, C. O., & Silva, J. C. D. (2009). Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), 1-29.

Fayyad, U., Piatetsky-Shapiro, G., e Smyth, P. (1996). From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, v. 17, n. 3, p. 37.

Ferreira, G. Investigação acerca dos fatores determinantes para a conclusão do Ensino Fundamental utilizando Mineração de Dados Educacionais no Censo Escolar da Educação Básica do INEP 2014. In:Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1034.

Herpich, F., Nunes, F. B., Tarouco, L. M. R., e Cazella, S. Mineração de Dados Educacionais: uma análise sobre o Engajamento de Usuários em Mundos Virtuais. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. p. 910.

Luan, J. (2007). Data Mining Applications in Higher Education. Namen, A. A., e Soares, A. (2011). Mineração de dados relacionados ao aprendizado de Língua Portuguesa: um estudo exploratório. Encontro de Modelagem Computacional, v. 14, p. 295- 304, 2011.

Queiroga, E., Cechinel, C., e Araújo, R. Um Estudo do Uso de Contagem de Interações Semanais para Predição Precoce de Evasão em Educação a Distância. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1074.

Rodrigues, R. L., Ramos, J. L. C., Silva, J. C. S., e Gomes, A. S. A literatura brasileira sobre mineração de dados educacionais. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2014. p. 621.

Santos, F. D., Bercht, M., e Wives, L. Classificação de alunos desanimados em um AVEA: uma proposta a partir da mineração de dados educacionais. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1052.

Santos, R., Pitangui, C., Vivas, A., e Assis, L. Análise de Trabalhos Sobre a Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados Educacionais na Previsão de Desempenho Acadêmico. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. p. 960.

Silva, J., e Nunes, I. Mineração de Dados Educacionais como apoio para a classificação de alunos do Ensino Médio. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1112.

Silva, L. A., Morino, A. H., e Sato, T. M. C. (2014). Prática de Mineração de Dados no Exame Nacional do Ensino Médio. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2014. p. 651.

Silva, L. A., Trindade, D., de Paula, C. e Pinto, S. Mineração de Dados em publicações de Fóruns de Discussões do Moodle como geração de Indicadores para aprimoramento da Gestão Educacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1084.

USDE. United States - Department of Education, Office of Educational Technology, Enhancing Teaching and Learning Through Educational Data Mining and Learning Analytics: An Issue Brief, Washington, D.C., 2012.

West, D. M. (2012). Big data for education: Data mining, data analytics, and web dashboards. Governance Studies at Brookings, 1-10.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Tancicleide; GOUVEIA, Roberta; BATISTA, Maria Conceição. Dados Educacionais Abertos: Associações em dados dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 895-904. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.895.