Emotional Impact on the User Experience in the Virtual Learning Environment

  • Tiago Nogueira Universidade Federal de Goiás
  • Raimundo N. de A. S. Neto Universidade Federal de Goiás

Resumo


Este artigo analisou o Impacto Emocional da Experiência dos Usuários (UX) durante as interações realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagens. Para tal, aplicou-se o método Affect Grid que classifica oito tipos de emoções sentidas pelos usuários. O trabalho contou com uma amostra de 12 alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual de Goiás. Foram analisadas e classificadas sessenta respostas durante as interações das tarefas executadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, observando o Impacto Emocional de cada tarefa. Os resultados sugeriram que, através da aplicação de métodos UX é possível extrair as emoções sentidas pelos usuários durante as interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, contribuindo significativamente para a qualidade na Usabilidade nestes ambientes.

Referências


Alves, T. M. F., Menezes, A. H. N., and Vasconcelo, F. M. d. B. P. (2015). Crescimento da educação a distância e seus desaos: Uma revisão bibliográca. Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, 4(6):63–74.

Ferreira, V. S. and Elia, M. F. (2013). Uma modelagem conceitual para apoiar a identicação das causas da evasão escolar em ead. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Frozza, R., da Silva, A. K., Lux, B., da Cruz, M. E. K., and Borin, M. (2009). Dóris 3d: Agente pedagógico baseado em emoçoes. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

Hartson, R. and Pyla, P. S. (2012). The UX Book: Process and guidelines for ensuring a quality user experience. Elsevier.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Longhi, M. T., Behar, P. A., Bercht, M., and Simonato, G. (2010). Os fatores motivacionais e os estados de ânimo em ambientes virtuais de aprendizagem. In Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Santiago do Chile, Chile, pages 551–558.

Maule, J. (2012). Killer UX Design:Create user experiences to wow your visitors. Site-Point, 1 edition edition.

Nielsen, J. (1994). Usability engineering. Elsevier.

Nogueira, T. C., Ferreira, D. J., Carvalho, S. T., and Berreta, L. O. (2017). Evaluating responsive web design's impact on blind users. IEEE MultiMedia, 24(2):86–95.

Pereira, A. T. C., Schmitt, V., and Dias, M. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, pages 2–22.

Ramos, J. L. C., Rodrigues, R. L., Silva, J. C. S., and Gomes, A. S. (2014). Analisando fatores que afetam o desempenho de estudantes iniciantes em um curso a distância. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 25, pages 99–108.

Rezende, F. G. C., Nunes, M. M., Brancher, J. D., and de Sordi Junior, F. (2013). Jogo eletrônico e sua inuência nas emoções do usuário: Uma análise sobre como os jogos podem estimular emoções relacionadas à aprendizagem. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 24.

Rigo, S. J., Alves, I. M., Gazola, O., Belau, F., Barbosa, J. L., and Costa, C. (2013). Abordagem lingústica para identicação da dimensão afetiva expressa em textos de ambientes virtuais de aprendizagem–um léxico da emoção. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 24.

Russell, J. A., Weiss, A., and Mendelsohn, G. A. (1989). Affect grid: a single-item scale of pleasure and arousal. Journal of personality and social psychology, 57(3):493.

Santos, F. D. and Bercht, M. (2014). Análise da disposição afetiva do aluno em um avea: descoberta do desânimo. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 25, pages 119–123.

Semesp (2016). Mapa do ensino superior no brasil. pages 140–145. Disponível em: http://www.semesp.org.br/site/pesquisas/mapa-do-ensino-superior/. Acesso em 22 de Ago. 2017.

Sutcliffe, A. and Hart, J. (2013). Some reections on evaluating users' experience. which is commonly known as TwinTide (Towards the Integration of Trans-sectorial IT Design, page 67.

Publicado
27/10/2017
NOGUEIRA, Tiago; S. NETO, Raimundo N. de A.. Emotional Impact on the User Experience in the Virtual Learning Environment. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 905-914. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.905.