HAJED - TDAH: Heurísticas para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais para Pessoas com TDAH

  • Laura F. Silva Universidade Federal de Goiás
  • Diego Costa Universidade Federal de Goiás
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Goiás

Resumo


Os jogos criados para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem se tornado assunto para pesquisas em áreas como Educação, Neurociência, Engenharia de Software, dentre outras. Na Educação, esses jogos são denominados Jogos Educacionais Digitais (JEDs). E como os demais tipos de softwares, esses jogos também necessitam de uma avaliação de qualidade. No entanto, faltam ferramentas apropriadas para auxiliar no processo de avaliação de JEDs para pessoas com TDAH. A proposta para esta questão, apresentada por este trabalho foi utilizar a técnica de inspeção de usabilidade de softwares, mas que pode ser utilizada para avaliar jogos, intitulada como Avaliação Heurística.

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Publicado
27/10/2017
SILVA, Laura F.; COSTA, Diego; INOCÊNCIO, Ana Carolina. HAJED - TDAH: Heurísticas para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais para Pessoas com TDAH. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 915-924. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.915.