HAJED - TDAH: Heurísticas para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais para Pessoas com TDAH

  • Laura F. Silva Universidade Federal de Goiás
  • Diego Costa Universidade Federal de Goiás
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Goiás

Resumo


Os jogos criados para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem se tornado assunto para pesquisas em áreas como Educação, Neurociência, Engenharia de Software, dentre outras. Na Educação, esses jogos são denominados Jogos Educacionais Digitais (JEDs). E como os demais tipos de softwares, esses jogos também necessitam de uma avaliação de qualidade. No entanto, faltam ferramentas apropriadas para auxiliar no processo de avaliação de JEDs para pessoas com TDAH. A proposta para esta questão, apresentada por este trabalho foi utilizar a técnica de inspeção de usabilidade de softwares, mas que pode ser utilizada para avaliar jogos, intitulada como Avaliação Heurística.

Referências


ALVES, L.; BONFIM, C. e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de tdah: Processo de pré-produção, produção e avaliação do software. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 25, n. 46, 2016.

ANNETTA, L. A. The "i's" have it: A framework for serious educational game design. Review of General Psychology, Educational Publishing Foundation, v. 14, n. 2, p. 105, 2010.

BASTOS, A. P. Z. et al. Utilização de um jogo sério e naïve bayes para auxiliar na avaliação cognitiva do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2012. v. 23, n. 1.

GUIMARÃES, M.; RIBEIRO, P. Utilização de jogos virtuais na prática educacional de crianças com transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade. [S.l.]: SBGames, 2010.

LEITE, P.; MENDONÇA, V. Diretrizes para game design de jogos educacionais. Proceedings of SBGames, Art & Design Track, Full Papers, 2013.

NIELSEN, J. Heuristic evaluation. Usability inspection methods, v. 17, n. 1, p. 25–62, 1994.

OLIVEIRA, L. B.; ISHITANI, L.; CARDOSO, A. M. Jogos computacionais e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Revisão sistemática de literatura. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2013.

RAMOS, D. K. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciências & Cognição, Instituto de Ciências Cognitivas, v. 18, n. 1, p. 19–32, 2013.

RIVERO, T. S.; QUERINO, E. H. G.; STARLING-ALVES, I. Videogame: seu impacto na atenção, percepção e funções executivas. Neuropsicologia Latinoamericana, v. 4, n. 3, 2012.

ROCHA, P.; FILHO, J. N.; ALVES, L. Jogos digitais e reabilitação neuropsicológica: delineando novas mídias. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde, v. 1, n. 1, 2014.

ROCHA, R. V. da; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos sérios e afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2015. v. 26, n. 1, p. 692.

SILVA, R. A.; PAULA, M. M.; SARLAS, L. M. Utilização de jogos para pessoas com necessidades educativas especiais: uma análise experimental. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2011. v. 1, n. 1.

SOUZA, F. F. de et al. Necessidades educativas especiais: construção de jogos para apoiar o aprendizado. In: IX SBGames-Trilha de Games & Cultura Full Papers. [S.l.:s.n.], 2010. p. 134–142.

VALLE, P. H. D. et al. Hedeg-heurísticas para avaliação de jogos educacionais digitais. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2013.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Laura F.; COSTA, Diego; INOCÊNCIO, Ana Carolina. HAJED - TDAH: Heurísticas para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais para Pessoas com TDAH. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 915-924. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.915.