Infraestruturas Críticas no Processo de Graduação em Instituições Federais de Ensino Superior do Ceará

  • Massaro Victor Pinheiro Alves IFCE
  • Bruno Correia da Silva IFCE
  • Adriano de Oliveira Maia IFCE
  • Rangel Henrique Félix IFCE

Resumo


Este artigo analisa os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de cursos da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal do Ceará, com a pretensão de verificar se as instituições tratam o tema Infraestruturas Críticas (IC) durante a graduação. O método de coleta do material se operacionalizou através de consulta aos sites das instituições, com o processo de análise baseado em descritores fundamentados no Guia Nacional para a Segurança das IC. Observou-se nos resultados uma associação tênue e indireta destas quanto aos conteúdos dos PPC. Por fim, faz-se uma reflexão acerca da importância de estes serem abordados de forma ampla, durante a formação dos profissionais que lidarão com tais responsabilidades.

Referências


Canongia, C., Mandarino Jr, R., & Gonçalves Jr, A. (2010). Guia de Referência para a Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação–Versão 01. Brasília, DSIC/SE/GSI/PR, Brasil, 151.

Hosang, A. (2011). Política Nacional de Segurança Cibernética: uma necessidade para o Brasil. Escola Superior De Guerra, Rio De Janeiro.

Lewis, T. G. (2014). Critical infrastructure protection in homeland security: defending a networked nation. John Wiley & Sons.

Matos, E.S.; Da Silva, G. F. B. (2012). Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. In Anais do XX Workshop de Educação em Computação.

Mishra, S., Raj, R. K., Romanowski, C. J., Schneider, J., & Critelli, A. (2015). On building cybersecurity expertise in critical infrastructure protection. In Technologies for Homeland Security (HST), 2015 IEEE International Symposium on (pp. 1-6). IEEE.

Mishra, S., Romanowski, C. J., Raj, R. K., Howles, T., & Schneider, J. (2013). A curricular framework for critical infrastructure protection education for engineering, technology and computing majors. In Frontiers in Education Conference, 2013 IEEE (pp. 1779-1781). IEEE.

Publicado
27/10/2017
ALVES, Massaro Victor Pinheiro; SILVA, Bruno Correia da; MAIA, Adriano de Oliveira; FÉLIX, Rangel Henrique. Infraestruturas Críticas no Processo de Graduação em Instituições Federais de Ensino Superior do Ceará. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 925-934. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.925.