Diminuindo a distância entre o envelhecer e a tecnologia móvel: uma proposta de curso

  • Elaine Hayashi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • M. Cecília Baranauskas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo


Este artigo apresenta e discute o processo de criação do conteúdo programático de um curso de extensão que foi oferecido dentro do Programa [nome omitido para Blind Review]. O programa tem como público alvo pessoas da meia idade e terceira idade e oferece programação variada com diversos cursos, workshops e palestras. Com o objetivo de aproximar essas pessoas das formas de comunicação atuais, o curso "Letramento em Tecnologias Móveis"; buscou fornecer recursos para que os participantes pudessem explorar e aprender por si próprios como usar a sempre mutante tecnologia contemporânea. Avaliação de respostas afetivas mostram resultados positivos em relação a prazer, empolgação e domínio/conforto, sugerindo a efetividade da proposta de conteúdo e metodologia deste curso, desenhado especificamente para as atividades, habilidades e necessidades específicas deste grupo de pessoas.

Referências


Atkinson, P.; Hammersley, M. (1994) Ethnography and Participant Observation. In Handbook of Qualitative Research, Sage Publications, 1994, pp. 248-261.

Baranauskas, M. C. C. 2014. Social awareness in HCI. In Interactions, 21(4), 66-69.

Bez, M. R., Pasqualotti, P. R., Passerino, L. M. (2006). Inclusão digital da terceira idade no centro Universitário Feevale. In Brazilian Symposium on Computers in Education Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, 1(1), pp. 61-70.

Bradley, M. M., Lang, P. J. (1994). Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 25(1), pp. 49-59.

de Paiva, L. F., Ferreira, A. C., Corlett, E. F. (2016). A utilização do WhatsApp como ferramenta de comunicação didático-pedagógica no ensino superior. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), pp. 751-760.

Harper, R.; Rodden, T.; Rogers, Yvonne; Sellen, A. (2008) Being Human Human-Computer Interaction In The Year 2020. Cambridge: Microsoft Research Ltd.

Hayashi, E., Posada, J. E. G., Maike, V. R., Baranauskas, M. C. C. (2016). Exploring new formats of the Self-Assessment Manikin in the design with children. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems, p. 27.

Hayashi, E. C. S.; Arpetti, A.; Baranauskas, M. C. C. (2016) Preliminary reflections on Affective affordance in HCI: a semiotic-informed perspective. Proc. of the 17th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations, ICISO 2016.

Hayashi, E. C. S., Baranauskas, M. C. C. (2013). 'Affectibility' and design workshops: taking actions towards more sensible design. Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pp. 3-12.

Liu, K. (2000) Semiotics in Information Systems Engineering. Cambridge University Press.

Nansen, B., Vetere, F., Robertson, T., Downs, J., Brereton, M., Durick, J. (2014). Reciprocal habituation: a study of older people and the Kinect. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 21(3), 18.

Norman, D. A. (2004). Emotional design: Why we love (or hate) everyday things. Basic Civitas Books.

Stamper, R., Liu, K., Hafkamp, M., Ades, Y. (2000) Understanding the Role of Signs and Norms in Organisations – a semiotic approach to information systems design". Journal of Behaviour and Information Technology, Vol. 19 (1), p. 15-27.

Varela, F., Thompson, E., Rosch, E. (1998) The embodied mind. Cognitive Science and Human Experience. Cambridge, Massachusetts, London, England: The MIT Press.

Vines, J., Pritchard, G., Wright, P., Olivier, P., and Brittain, K. "An Age-Old Problem: Examining the Discourses of Ageing in HCI and Strategies for Future Research". ACM Trans. Comput.-Hum. Interact. 22, 1, Article 2 (2015).

Publicado
27/10/2017
HAYASHI, Elaine; BARANAUSKAS, M. Cecília. Diminuindo a distância entre o envelhecer e a tecnologia móvel: uma proposta de curso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 945-954. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.945.