Software livre como ferramenta no processo do ensino aprendizado: uma experiência com turmas do EJA

  • Gabriela Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO)
  • Julilma Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO)
  • Rodrigo Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO)
  • Maria José Felix Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva
  • Albertina Marília A. Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO)
  • Ubirajara S. Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO)

Resumo


É notório que estamos vivenciando um período histórico onde ainda são realizadas em sala de aula, atividades embasadas no modelo tradicional de ensino em detrimento do modelo inovador executado a partir do uso de instrumentos tecnológicos. Com o grande avanço tecnológico, essas novas tecnologias devem ser aplicadas ao ambiente escolar, não só como um método de inovação, mas, como também, um novo método de ensino-aprendizagem. Tendo em vista os conceitos citados acima e visando um novo método de ensino-aprendizagem com uso da tecnologia, o objetivo deste artigo é aplicar softwares do Linux Educacional no auxílio na aprendizagem nas disciplinas de língua portuguesa e matemática em turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola de ensino público.

Referências


ARAÚJO, L.; FREIRE, K. X. Proinfo integrado: a formação em Linux Educacional no DF. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR2009

Basto, D. L. R. (2016) "Integrando QR Code na educação na EJA: um projeto piloto voltado para entendimento da língua portuguesa". In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016)

BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996", Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CARVALHO, G.S.; FERREIRA, B.J.P. Software Livre Aplicado em Informática Educativa nas Escolas da Rede Pública Estadual do Pará. In: Anais do XXVIII Congresso da SBC. WIE Workshop sobre Informática da SBC, pág. 294 a 301, 2008.

CUNHA, R. S. (2016) "Práticas de Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos: minicurso de Introdução à Informática" In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).

FREIRE, P. (2006) A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47.ed. São Paulo: Cortez.

FREIRE, P. (1987) Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

LÉVY, P. (2001) A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço e a consciência. São Paulo: Editora 34.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2009.

SOUSA, A. S; SOUZA, E. P; MELO, N. M. F. S. Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola: A Vivência do Núcleo de Tecnologia Educacional de Vitória da ConquistaBahia. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, p. 141-145, 2007.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Gabriela; REIS, Julilma; FRANCO, Rodrigo; FELIX, Maria José; GUEDES, Albertina Marília A.; NOGUEIRA, Ubirajara S.. Software livre como ferramenta no processo do ensino aprendizado: uma experiência com turmas do EJA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 974-982. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.974.