Percepção na Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em Quatro Escolas do Ensino Médio do Recife, PE

  • Ana Luiza Rodrigues Universidade de Pernambuco
  • Vladimir Homobono Soares Universidade de Pernambuco

Resumo


Este artigo procura investigar o grau de adesão às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ajudando os alunos a usar os recursos de forma mais adequada nas escolas para facilitar a aprendizagem. Uma pesquisa com alunos do ensino médio de quatro escolas públicas estaduais da cidade do Recife, Pernambuco, foi realizada para investigar se as metodologias de ensino adotadas agregam as TICs, e se estas estão sendo utilizadas de maneira eficaz. Também foram analisadas as percepções dos alunos a respeito do conceito de "ciência" e de "TICs".

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barvinski1, C. A. e Odakura, V. V. V. A. (2012). Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação (p. 80). In Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (desafie). Dourados, MS. Disponível em: [link]. Acessado em 13 Junho de 2017.

Corbellini, S., Real, L. C. e Silveira, N. (2016). Intervenções Psicopedagógicas e Tecnologias Digitais na Contemporaneidade (p. 1394). In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.1394. Disponível em: [link]. Acessado em 19 Junho de 2017.

Ferrari, A. T. (1974) Metodologia da ciência. Rio de Janeiro: Kennedy.

Ferreira, R. D. S. e Santos, J. H. V. (2014). O uso do vídeo em sala de aula. Scientia Plena, 10(4 (B)). Disponível em: http://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1942. Acessado em 25 Junho de 2017.

Lakatos, E. M., e Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Lima, C. B. F., e Castro, J. A. F. (2016). Análise de uma Proposta Metodológica para Uso das Tecnologias Digitais no Ambiente Escolar (p. 427). In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). doi:10.5753/cbie.wie.2016.427.

Massoni, N. T. (2005). Epistemologia do século XX, 3(16). Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, Programa da Pós-Graduação em Ensino de Física. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/tapf/v16n3_Massoni.pdf. Acessado em: 22 de Junho de 2017.

Morán, J. M. (1995). O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, (2), 27–35. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851. Acessado em 14 Junho de 2017.

Muller, G. C. e Corbellini, S. (2016). Tecnologias: instrumentos de intervenção psicopedagógica em dificuldade de aprendizagem (p. 1453). In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). doi:10.5753/cbie.wcbie.2016.1453. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7072/4946. Acessado em 16 Junho de 2017.

Schimuneck, M. A. K., Machado, S. R. e Marotta, C. B. B. (2014). Análise da qualidade de experiência em redes sem fio. XX Seminário de Iniciação Científica. Disponível em: http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/semic/article/view/12386. Acessado em 20 Junho de 2017.

Silva. A. M. (2011). O vídeo como recurso didático no ensino de matemática (Dissertação). Universidade Federal de Goiás, Goiânia GO. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/551. Acessado em 17 Junho de 2017.

Souza, R. R. R. (2006). (p. 1224). O Alcance das TICS na prática pedagógica. In Anais do VI Congresso Nacional de educação da PUCOR. Disponível em: [link]. Acessado em 17 Junho de 2017.

Pimenta, M. C. (2016). Tecnologia da Informação e Comunicação: a prática pedagógica do IFNMG/Campus Montes Claros. UFVJM. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1170. Acessado em: 14 de Junho de 2017.

Valenzuela, M. G. et al. (2012). Mecanismo de Seleção Baseado em QoE para Redes Heterogêneas com Tráfego Multimídia. In Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2017.

Veraszto, E. V. et al. (2017). Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma. com, (7). Disponível em: http://pentaho.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/2078. Acessado em: 19 de Junho de 2017.
Publicado
27/10/2017
RODRIGUES, Ana Luiza; SOARES, Vladimir Homobono. Percepção na Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em Quatro Escolas do Ensino Médio do Recife, PE. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1013-1021. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1013.