Histórias Fantásticas: produção de textos com suporte digital na Educação Infantil

  • Maria Auricélia da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Jose Aloísio Macedo Filho Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este artigo descreve um estudo realizado com crianças de cinco anos de idade em um processo de produção de histórias com suporte digital. Os objetivos deste trabalho consistiram em: acompanhar a produção textual com uso de um recurso digital na Educação Infantil; verificar se/como a utilização de um recurso digital favorece a produção de histórias na Educação Infantil. A abordagem qualitativa de caráter interpretativo foi adotada para o acompanhamento do trabalho e a análise dos dados coletados. Os resultados indicaram que a utilização de um recurso digital favoreceu a produção de histórias na Educação Infantil, pois proporcionou a montagem de cenários, os quais serviram de suporte para a produção de textos pelas crianças.

Referências


Almeida, M. Elizabeth de. (2000) "Informática e formação de professores". Vol. 1. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância.

Bergamasco, E. C.; Bergamasco, L. C. C. (2013) "A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil: avanços e desafios". In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), UNICAMP, Campinas, São Paulo.

Blasques, Andréa et al. (2007). "Experiência Docente: Ler e Escrever? Com o Computador!" In: Anais do XXVII Congresso da SBC, XIII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro.

Bogdan, R; Biklen, S. K. (1994) "Investigação Qualitativa em Educação". Porto, Editora Porto.

Brasil. (1998) "Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil". Ministério da Educação e do Desporto, Brasília, 1998.

______. (2009) "Indicadores de Qualidade na Educação Infantil". Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, Brasília, 2009.

______. (2009) "Resolução nº 5, de dezembro de 2009", que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

______. (2010) "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.

Girão, F. M. P. e Brandão, A. C. P. (2011). Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: Brandão, A. C. P. e Rosa, E. C. S. "Ler e escrever na Educação Infantil" (Org.). Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2ed.

Kenski, V. M. (2007) "Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação". Campinas, São Paulo, Papirus.

Machado, E. M. et al. (2016). "A formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças". In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), Uberlândia, Minas Gerais.

Oliveira, Celina Couto et al (2001). "Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo". Campinas, São Paulo, Papirus.

Oliveira, Osvaldo Luiz. (2009) "Criando e Recriando Histórias". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. UFSC/UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina.

Papert, Seymour. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática". Porto Alegre, Artmed.

Prensky, Marc. (2001) Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. In: Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, Vol. 9, No. 5.

Sancho, J.M. (Org.). (2006) "Tecnologias para transformar a educação". Porto Alegre, Artmed.

Sobreira, E. S. R.; Nunes, M.C.; Morassi, S. B. (2013) "Produzindo histórias não lineares: um incentivo à produção escrita e leitura, através do uso contextualizado da tecnologia". In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), UNICAMP, Campinas, São Paulo.

Valente, J. A. (1993) Formação de Profissionais na área de Informática em Educação. In: Valente, J.A (Org.) "Computadores e Conhecimento: repensando a educação". Campinas, Gráfica da UNICAMP.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Maria Auricélia da; MACEDO FILHO, Jose Aloísio; CASTRO FILHO, José Aires de. Histórias Fantásticas: produção de textos com suporte digital na Educação Infantil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1060-1068. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1060.