TIC no Ensino Fundamental: quando, onde e como estão sendo publicadas as pesquisas nesse segmento

  • Livia Maciel UFRGS
  • Clevi Rapkiewicz UFRGS
  • Rute Vera Maria Favero UFRGS

Resumo


O ensino fundamental tem como público alvo nativos digitais que, no entanto, nem sempre fazem uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Compreender como se encontra a pesquisa de informática na educação voltada para esse segmento da educação é importante para propor inovações tanto no âmbito tecnológico quanto pedagógico de forma que as TIC sejam incorporadas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), considerando dois congressos e três revistas da área de Informática na Educação, no Brasil, no intervalo de cinco anos (2012-2016). Pode-se observar que há uma evolução na quantidade de pesquisas relativas às TIC nesse segmento, ainda que haja concentração nos anos finais e em certas regiões do país.

Referências

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial de 2016: Dividendos Digitais. Overview booklet. Banco Mundial, Washington, D.C. Licença: Creative Commons Attribution CC BY 3.0 IGO. 2016.

BERGAMASCO, Elizabeth Carneiro; BERGAMASCO, Cristina Carneiro. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil: avanços e desafios. XIX Workshop de Informática na Escola (wie 2013), Campinas, Sp, v. 0, n. 0, p.0-0, nov. 2013. Disponível em: <http://zip.net/bxtMhG>. Acesso em: 25 jun. 2017.

BIOLCHINI, J., MIAN, P. G., NATALI, A. C. C., TRAVASSOS, G. H. Systematic Reviews in Software Engineering. Technical Report ES 679/05, 31 p. 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://zip.net/brk1Qp>. Acesso em: 07 de junho de 2017.

CETIC. TIC Educação, 2015. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Disponível em: <http://zip.net/bdtLYH>. Acesso em: 06 de maio de 2017.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 131-146, jul./dez. 2013.

FAVERO, Rute Vera Maria. A cultura dos usos das redes na academia: um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/151639>. Acesso em: 26 de junho de 2017.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. 3ª edição, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/1_BNCC-Final_Introducao.pdf>. Acesso em 07 de junho de 2017.

MEDEIROS, Maxwell de Oliveira; SCHIMIGUEL, Juliano. UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS: ÊNFASE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Novas Tecnologias na Educação Renote, Porto Alegre, Rs, v. 10, p.0-0, dez. 2012. Disponível em: <http://zip.net/bbtLkZ>. Acesso em: 25 jun. 2017.

PIREDDU, Mario. Social learning: le forme comunicative dellapprendimento. Milano: Guerini Scientifica, 2014.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: <http://zip.net/bcmMtF>. Acesso em: 30 de junho de 2017.

SILVA, Paula Marques da. O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 19, dez. 2016. Disponível em: <http://zip.net/bbtLkY>. Acesso em: 25 de maio de 2017.

TSUKAMOTO, N. M. S.; FIALHO, N. N. e TORRES, P.L. A face educacional do Facebook: um relato de experiência. 2014. In: PORTO, C.; SANTOS, E. Orgs). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande, EDUEPB, 2014, pp.349-364. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/c3h5q/pdf/porto-9788578792831-20.pdf>. Acesso em: 26 de julho de 2017.

CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE. 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2012). Rio de Janeiro, RJ. Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/52>. Acesso em: 23 de junho de 2017.

CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE. 2013, Campinas, SP. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013). Campinas, SP. Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2013. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/80>. Acesso em: 23 de junho de 2017.

III CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE. 2014, Dourados, MS. Anais do XX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014). Dourados, MS: Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2014. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/88>. Acesso em: 23 de junho de 2017.

V CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE. 2016, Uberlândia, MG. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). Uberlândia, MG: Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2016. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/156>. Acesso em: 23 de junho de 2017.

CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE, 2013, Campinas, SP. 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE 2013 Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2014. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/issue/view/78>. Acesso em: 23 jun. 2017.

III CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE, 2014, Dourados, MS. 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE 2014 Dourados, MS: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2014. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/issue/view/87>. Acesso em: 23 jun. 2017.

V CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CBIE, 2016, Uberlândia, MG. 27º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE 2016. Uberlândia, MG: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2016. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/issue/view/155>. Acesso em: 23 jun. 2017.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: TEORIA & PRÁTICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, v. 19, n. 1, set. 2016. Quadrimestral. Disponível em: <http://zip.net/bdtLYG>. Acesso em: 23 jun. 2017.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: TEORIA & PRÁTICA: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, v. 18, n. 1, set. 2015. Quadrimestral. Disponível em: <http://zip.net/bktLsw>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE). Porto Alegre, RS: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação Cinted, v. 10, n. 1, 2012. Semestral. Disponível em: <http://zip.net/bjtLn1>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE). Porto Alegre, RS: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação Cinted, v. 11, n. 3, 2013. Trimestral. Disponível em: <http://zip.net/bwtKYw>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE). Porto Alegre, RS: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação Cinted, v. 12, n. 2, 2014. Trimestral. Disponível em: <http://zip.net/bytLWs>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE). Porto Alegre, RS: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação Cinted, v. 14, n. 2, 2016. Semestral. Disponível em: <http://zip.net/bctLmK>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (RENOTE). Porto Alegre, RS: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação Cinted, v. 14, n. 1, 2016. Trimestral. Disponível em: <http://zip.net/bttL84>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (RBIE). Porto Alegre, RS: Comissão Especial de Informática na Educação CEIE, v. 22, n. 3, 2014. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/issue/view/85>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (RBIE). Porto Alegre, RS: Comissão Especial de Informática na Educação CEIE, v. 23, n. 1, 2015. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/issue/view/94>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (RBIE). Porto Alegre, RS: Comissão Especial de Informática na Educação CEIE, v. 24, n. 3, 2016. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/issue/view/160>. Acesso em: 23 jun. 2017.

REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (RBIE). Porto Alegre, RS: Comissão Especial de Informática na Educação CEIE, v. 24, n. 2, 2016. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/issue/view/159>. Acesso em: 23 jun. 2017.
Publicado
27/10/2017
MACIEL, Livia; RAPKIEWICZ, Clevi; FAVERO, Rute Vera Maria. TIC no Ensino Fundamental: quando, onde e como estão sendo publicadas as pesquisas nesse segmento. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1069-1078. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1069.