SwAspie: proposta de um Software para as fases pré-silábica e silábica da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • Cinthyan R. Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • João Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Guilherme Vasconcelos Universidade Estadual de Londrina

Resumo


O presente trabalho irá relatar os passos do desenvolvimento de software para alfabetização nas fases pré-silábica e silábica, denominado de SwAspie, para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Este trabalho faz um breve encaminhando de aporte teórico e o procedimento escolhido para o desenvolvimento do software proposto. Desse modo, será apresentado o conteúdo de alfabetização desenvolvido, bem como as propostas futuras, que servirão de apoio aos professores, pais e demais profissionais na alfabetização de alunos com este transtorno do neurodesenvolvimento.

Referências

American Psychiatric Association APA. (2013). "Diagnostic and statistical manual of mental disorders" (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

Associação de Deficientes e Familiares ASDEF. (2015). "Mudanças na Classificação do Transtorno de Espectro do Autismo". Disponível em http://asdef.org.br/artigos/09/07/2015/mudancas-na-classificacao-do-transtorno-do-espectro-do-autismo.

Barbosa, H. F. A. (2009). "Análise do Recurso a novas tecnologias no ensino de autistas". Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia Informática. Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal.

Bezerra, F. L. (2013). "Sobre Jogos e Astronomia: um estudo com Autistas". 26p. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Naturais. Brasília: Faculdade UnB de Planaltina da Universidade de Brasília. Planaltina.

Bölte, S. (2004). Computer-based intervention in autism spectrum disorders. In Focus On Autism Research, O. T. Ryaskin (ed). Nova Biomedical, Nova York, EUA, p.247-260.

Calhoon, J.A. (2001). Factors affecting the reading of rimes in words and non-words in beginning readers with cognitive disabilities and typically developing readers. In Journal of Autism and Developmental Disorders. v.31, 5:p.491–504.

Callahan, K.; Shukla-Mehta, S.; Magee, S.; Wie, M. (2010). ABA Versus TEACCH: The Case Of Defining and Validating Comprehensive Treatment Models in Autism. Journal of autism and developmental disorders v.40, p.74-88.

Camargo S. P. H.; Bosa C. A. (2009). Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Revisão Crítica da Literatura. Psicologia & Sociedade. v 21, 1; p.65-74.

Capovilla, A.G.S.; Capovilla, F.C. (2004). "Alfabetização: Método Fônico". Memmon Edições Científicas Ltda.

Cunha, R.M. (2011). "Desenvolvimento e avaliação de um jogo de computadores para o ensino de vocabulário para crianças com autismo". In: Anais do 10º Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital – Games for Change, Salvador, p. 1-5.

Eigsti, I. M., de Marchena, A. B., Schuh, J. M., Kelley, E. (2011). Language acquisition in autism spectrum disorders: A developmental review. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 2, p. 681-691.

El-Soussi, A. H.; Elshafey, M. M., Othman, S. Y., Abd-Elkader, F. A. (2015) Augmented alternative communication methods in intubated COPD patients: Does it make difference. Egyptian Journal of Chest Diseases and Tuberculosis, v. 64, n. 1, p. 21-28.

Esterque, M (2016) "Letra Cursiva vs Letra de Forma". Disponível em https://educadorcriativo.wordpress.com/2016/02/24/letra-cursiva-vs-letra-de-forma/.

Farias, E. B.; Silva, L. W. C.; Cunha, M. X. C. (2014). "ABC Autismo: um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH". In: Anais do 10º Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Londrina, p.458-469.

Ferreiro, E.; Teberosky, A. (1985). "Psicogênese da língua escrita". Porto Alegre: Artes Médicas.

Francis, K. (2005), Autism interventions: a critical update. Developmental Medicine & Child Neurology, 47: 493–499.

Gadia, C.; Bordini, D.; Portolese, J. (2013). Estratégias de Identificação. Autismo como identificar. In: Bruni A. R. et al. Cartilha Autismo e Educação. Autismo & Realidade, São Paulo, Brasil, p.6-23.

Giardinetto, A. R. S. B. (2005). "Comparando a Interação Social de Crianças Autistas: As Contribuições do Programa TEACCH e do Currículo Funcional Natural". Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, SP.

Gomes, C. G. S. (2015). "Ensino de leitura para pessoas com autismo". Curitiba: Appris. 133p.

Gonçalves, A.D.A. (2011). "Os Modelos de Intervenção São Eficazes Para Melhorar a Inclusão de Crianças com Autismo". Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, Distrito de Lisboa.

Gonçalves, A. et al. (2008). "Unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo. Normas Orientadoras". Lisboa: Direção-geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular; Direção de Serviços de Educação Especial e do Apoio Socioeducativo.

Grandin, T. (2002). "Teacching tips for children and adults with autism". http://www.iidc.indiana.edu/index.php?pageId=601

Gresham, F.M; Beebee-Frankenberger, M.E; Macmillan, D.L. (1999). A selective review of treatments for children with autism: Description and methodological considerations. School Psychology Review. 28, 4, 559.

Guerra, E.; Furtado, F. (2013). "Proposta de Software Multidisciplinar para Tratamento de Crianças Autistas". In: Information Systems and Technologies and 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, p.1-6.

Hill, E. L.; Frith, U. (2003). Understanding autism: insights from mind and brain. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 358(1430), p.281–289.

Martínez, I. (2011). "Kit-astronomia: um recurso didático para inserção das ciências no ensino básico". 43p. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Naturais. Brasília: Faculdade UnB de Planaltina da Universidade de Brasília. Planaltina.

Moore, M., Calvert, S. (2000). "Brief Report: Vocabulary Acquisition for Children with Autism: Teacher or Computer Instruction". Journal of autism and developmental disorders, v.30, n.4; p.359-362.

Portolese, J.; Spalato, M. H. T. O. (2013). "Estratégias de Habilidades Sociais". Cartilha Autismo e Educação. Autismo & Realidade, São Paulo, Brasil, p.46-52.

Queiroz, V. (2009). "Vida de Estrela". Londrina: EDUEL.

Rasche, N.; Qian, C.Z. (2012). "Work In Progress: Application Desing On Touch Screen Mobile Computer (TSMC) to Improve Autism Instruction". In: Frontiers in Education Conference Proceedings. p.1-2.

Ribeiro, S. (2010). "ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismos". Revista Autismo.

Santos, E. C. dos. (2016). "Linguagem Escrita e a Criança com Autismo". Curitiba: Appris.

Skinner, B. F. (1953). "Science and human behavior". New York: Free Press.

Sousa, F.R.M.; Costa, E.A.B.; Castro, T.H.C. (2012). "WorldTour: software para suporte no ensino de crianças autistas". In: Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro, p. 1-10.

Souza, D. G.; De Rose, J. C. (2006). Desenvolvendo programas individualizados para o ensino de leitura. Acta Comportamentalista. Guadalajara, v.14, n.1.

Srinivasan, S. M., Eigsti, I.-M., Neelly, L., Bhat, A. N. (2016). The effects of embodied rhythm and robotic interventions on the spontaneous and responsive social attention patterns of children with autism spectrum disorder (asd): A pilot randomized controlled trial. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 27, p. 54-72.

Still, K., Rehfeldt, R. A., Whelan, R., May, R., Dymond, S. (2014). Facilitating requesting skills using high-tech augmentative and alternative communication devices with individuals with autism spectrum disorders: A systematic review. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 8, n.9, p. 1184-1199.

Vasconcelos, G. Q.; Barbosa, C. R. S. C. de.; Coelho Neto, J.; Mafort, F. (2017). "Software para Alfabetização de Autistas no Mundo da Astronomia". In: Anais do 14º Encontro de Linguística de Corpus. São Leopoldo: Unisinos/UFRGS.

Vigotski, L. S. (2007). "A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores". 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
27/10/2017
BARBOSA, Cinthyan R.; COELHO NETO, João; VASCONCELOS, Guilherme. SwAspie: proposta de um Software para as fases pré-silábica e silábica da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1079-1088. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1079.