Um estudo das potencialidades das Tecnologias de Comunicação e Informação, na concepção de alunos e professores de ciências naturais do Município de Macaíba/RN
Resumo
As discussões acerca da inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cenário escolar são cada vez mais crescentes, devido à grande importância desse recurso como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa, de cunho qualitativo, consiste em analisar as possíveis potencialidades das TICs na concepção de alguns professores de ciências e alunos do ensino fundamental do município de X. Os resultados obtidos mostram que alguns professores e alunos possuem concepções inovadoras e acreditam que o uso de recursos tecnológicos podem auxiliar as atividades provenientes do cotidiano escolar.Referências
Bezerra, J. C. C., & BRITO, S. D. O. (2013). "Redes Sociais como ferramenta pedagógica: O caso do projeto e-Jovem". In Congresso Internacional Abed de Educação a Distância.
Castells, M. (2003). "A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade". Zahar.
Coll, C.; Mauri, T.; Onrubia, J. (2010). "A Incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso". Coll et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed.
Costa, H., & Oliveira, I. (2012). "O uso das tecnologias no ensino das Ciências: resultados preliminares de um estudo no âmbito de cursos de natureza profissionalizante". In II Congresso Internacional TIC e Educação (pp. 1767-1769).
Cysneiros, P. G. (1998). "Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora". Informática Educativa, 12(1), 11-24.
Fontes, A., & Silva, I. (2004). "Uma nova forma de aprender Ciências: a educação em Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS)". Porto: Edições ASA.
Freitas, J. L. (2016). "Utilização de Aplicativo de Celular para Tabuada Auxiliando no Processo de Ensino Aprendizagem". Boa Vista/RR.
Gil, A. C. (2008). "Como elaborar projetos de Pesquisa". 4. Ed. São Paulo: Atlas.
Grinspun, M. P. S. Z., & Rodrigues, A. M. M. (1999). "Educação tecnológica: desafios e perspectivas".
Kenski, V. M. (2001). Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 74-84.
Martinho, T. S. G. R. M. (2008). "Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso". (Master's thesis, Universidade de Aveiro).
Martins, I. P. (2002). "Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português". Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 1(1), 28-39.
Moran, J. M. (2009). "Novas tecnologias e mediação pedagógica". Papirus Editora.
MORAN, J. M. (2007). "Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Educação". São Paulo.
Muchenski, F., & Beilner, G. (2015). "O uso de vídeos como recurso pedagógico para o ensino de Física: uma experiência do programa Pibid no Instituto Federal Catarinense–Campus Concórdia". Cadernos Acadêmicos, 7(1), 140-154.
Mychaleyko, T. R. (2015). "O vídeo como ferramenta pedagógica".
Prensky, M. (2001). "Digital natives, digital immigrants part 1". On the horizon, 9(5), 1-6.
Pereira, B. T., & Freitas, M. D. C. D. (2009). "O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola". Universidade Federal do Paraná, 1381-8.
Pereira, L. S. (2014). "Ludicidade e TIC: caracterização da webquest como uma metodologia lúdica no ensino de ciências".
Ramos, S. (2008). "Tecnologias da Informação e Comunicação: conceitos básicos". Aveiro: OpenOffice Writer.
Ramos, M., & Coppola, N. C. (2009). Uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas.
Rodrigues, D. M. D. S. A. (2015). "O uso do celular como ferramenta pedagógica". Porto Alegre.
Rouquette, M. L. (1994). "Une classe de modèles pour l'analyse des relations entre cognèmes". Structures et transformations des représentations sociales, 153-170.
Saboia, J., Vargas, P. D., & Viva, M. A. (2013). "O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual". Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras, 1(1), 1-13.
Santos, A. C. D. S. P. (2007). "As TIC e o desenvolvimento de competências para aprender a aprender: um estudo de caso de avaliação do impacte das TIC na adopção de métodos de trabalho efectivos no 1º ciclo do ensino básico". (Master's thesis, Universidade de Aveiro).
Santos, L. R., & Graças Cleophas, M. (2015). "TIC e Ensino de Ciências: Qual a Opinião dos Professores sobre esta Parceria?"
Publicado
27/10/2017
Como Citar
ALVES, Kelvin; SOUZA-JUNIOR, Airton.
Um estudo das potencialidades das Tecnologias de Comunicação e Informação, na concepção de alunos e professores de ciências naturais do Município de Macaíba/RN. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 1089-1098.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1089.