Desafios e Experiências no Ensino de Programação Java através de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência
Resumo
O mercado de TI está sempre demandando profissionais qualificados. Portanto, aprender a programar (bem) é requisito essencial para conseguir uma vaga de trabalho. Entretanto, pessoas com deficiência (PcD) encontram diversas barreiras quando tentam aprender a programar, indo desde falta de domínio técnico até compreensão da linguagem utilizada. Este artigo descreve os desafios encontrados durante a aplicação de três cursos sobre noções de lógica e desenvolvimento com Java para PcD através de um ambiente de Educação a Distância (EaD), bem como discute as soluções pedagógicas e tecnológicas adotadas para minimizar a evasão dos cursos e maximizar o aprendizado dos alunos.Referências
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Publicado
27/10/2017
Como Citar
SANTOS, Flávio Alves dos; GOMES, Luiz Alexandre Castelo Branco; BARROS, Eudenia Magalhães; PINHEIRO, Francisco Tearle; SILVA, Lidiane Castro; NASCIMENTO, Marcos Devaner do; MAIA, Paulo Henrique Mendes.
Desafios e Experiências no Ensino de Programação Java através de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 1109-1118.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1109.