Desafios e Experiências no Ensino de Programação Java através de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência

  • Flávio Alves dos Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Luiz Alexandre Castelo Branco Gomes Universidade Estadual do Ceará
  • Eudenia Magalhães Barros Universidade Estadual de Campinas
  • Francisco Tearle Pinheiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Lidiane Castro Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Marcos Devaner do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Paulo Henrique Mendes Maia Universidade Estadual do Ceará

Resumo


O mercado de TI está sempre demandando profissionais qualificados. Portanto, aprender a programar (bem) é requisito essencial para conseguir uma vaga de trabalho. Entretanto, pessoas com deficiência (PcD) encontram diversas barreiras quando tentam aprender a programar, indo desde falta de domínio técnico até compreensão da linguagem utilizada. Este artigo descreve os desafios encontrados durante a aplicação de três cursos sobre noções de lógica e desenvolvimento com Java para PcD através de um ambiente de Educação a Distância (EaD), bem como discute as soluções pedagógicas e tecnológicas adotadas para minimizar a evasão dos cursos e maximizar o aprendizado dos alunos.

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Publicado
27/10/2017
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SANTOS, Flávio Alves dos; GOMES, Luiz Alexandre Castelo Branco; BARROS, Eudenia Magalhães; PINHEIRO, Francisco Tearle; SILVA, Lidiane Castro; NASCIMENTO, Marcos Devaner do; MAIA, Paulo Henrique Mendes. Desafios e Experiências no Ensino de Programação Java através de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1109-1118. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1109.