A contribuição do projeto berçário de hackers na alfabetização matemática de crianças em fase pré-operatória

  • Emanuela Alves Universidade de Passo Fundo
  • Juliana Chaves Universidade de Passo Fundo
  • Eliel Decol Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Teixeira Universidade de Passo Fundo
  • Evandro Luís Viapiana Universidade de Passo Fundo

Resumo


O presente artigo descreve a pesquisa realizada junto ao projeto Berçário de Hackers promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo com o apoio da Universidade de Passo Fundo. A atividade atende crianças de 5 e 6 anos da educação infantil. A pesquisa de cunho qualitativo será desenvolvida junto a uma turma de 25 alunos de uma Escola Municipal de Passo Fundo pretende-se analisar as habilidades desenvolvidas, como a alfabetização matemática, esta que consiste em construir conceitos de lógica, aritmética e geometria pelas crianças através das experiências realizadas durante a experienciação da computação desplugada e do uso lúdico do Scratch Jr.

Referências


[DANYLUK, O.] Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Ediupf, (1998).

[MOREIRA, M. A]. Teorias De Aprendizagem. 5 e.d. São Paulo: E.P.U., (2015).

[RAABE, A.; RODRIGUES, A. J.; SANTANA A.; VIEIRA, M.V.; ROSÁRIO, T. do; CARNEIRO, A. C.] Brinquedos de programar na Educação Infantil: Um estudo de caso. [artigo]. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4985>. Acesso em: 23 ago.2017.

[WING, Jeannette.] Computational Thinking, (2012). Disponível em <https://goo.gl/NPTZWS>. Acesso em 02/06/2017.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Emanuela; CHAVES, Juliana; DECOL, Eliel; TEIXEIRA, Adriano; VIAPIANA, Evandro Luís. A contribuição do projeto berçário de hackers na alfabetização matemática de crianças em fase pré-operatória. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1129-1133. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1129.