O Sério e o Lúdico: Um Jogo para o Ensino e a Aprendizagem de Práticas do 5S para Crianças

  • Juliano Pires Soares Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Carlos Gomes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo


Este artigo apresenta o jogo Desafio dos 5S, voltado ao público infantil e que tem por objetivo ensinar, reforçar e incentivar as crianças à prática de hábitos saudáveis fazendo uso da filosofia japonesa referenciada como Programa 5S. A metodologia empregada para a concepção do jogo, bem como os resultados obtidos a partir de sua disponibilização para crianças são apresentados para que possam ser enriquecidos ou replicados.

Referências


DA SILVA, Elaine Patussi; DELES, Katarinny Pinto Sena; DE PAULA, Vérica Marconi Freitas. Implantação do programa 5S em uma escola municipal. Em Extensão, v. 12, n. 2, p. 128-140, 2013.

FLORIANO, Mikaela Daiane Prestes et al. TODOS PELA QUALIDADE: ENSINANDO GESTÃO AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 8, n. 3, 2017.

FRANÇA, Rozelma; TEDESCO, Patrícia. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2015. p. 1464.

GOMES, Duarte Sousa Ferreira. Jogos Sérios para Lean Manufacturing: "Jogo: Método 5S". 2012. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.

LAPA, Reginaldo Pedreira. Programa 5S. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

PIETRUCHINSKI, Monica Hoeldtke et al. Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2011.

PIRES, Carla João Matos. Aplicação do programa 5S visando a melhoria contínua da qualidade. MS thesis. Universidade de Aveiro, 2014.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Juliano Pires; GOMES, Carlos; SANTOS, Cristina Paludo. O Sério e o Lúdico: Um Jogo para o Ensino e a Aprendizagem de Práticas do 5S para Crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1134-1138. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1134.