DuinoGraph: Plataforma de Software e Hardware Arduino para o Ensino de Matemática, Ciências e Artes

  • Yuri Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fábio Ferrentini Sampaio Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo descreve a criação do DuinoGraph, um ambiente computacional feito com Arduino focado no ensino de diferentes disciplinas através da robótica para acesso remoto gratuito via ambiente web LabVAD e passível de replicação por outros interessados.

Referências

Google for Education [link].

LabVAD http://LabVAD.nce.ufrj.br

LIvRE UFRJ http://www.nce.ufrj.br/ginape/livre

Logo https://en.wikipedia.org/wiki/Logo_(programming_language)

Papert, S. (1984) "Microworlds: Transforming Education."

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais. [link].

Resnick, M. (2014). "Aprender a programar, programar para aprender". Transformar 2014. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=hRGJUc2opQ4. Acesso em 23 Agosto 2017.

Resnick, M., Maloney, J., Hernández, A. M., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., Kafai, Y. (2009) "Scratch: programming for all". Communications of the ACM, New York, v. 52, n. 11, p. 60-67.

Wilensky, U. (2016) Why schools need to introduce Computing in all subjects. http://theconversation.com/why-schools-need-to-introduce-computing-in-all-subjects-53793

Wood, D. (2003) "Como as Crianças Pensam e Aprendem" . Editora Loyola
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
TEIXEIRA, Yuri; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. DuinoGraph: Plataforma de Software e Hardware Arduino para o Ensino de Matemática, Ciências e Artes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1139-1143. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1139.