O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Sala de Aula pelos Professores das Escolas Municipais de uma Cidade do Sul de Minas Gerais

  • Fábio J. Alves Instituto Federal de Machado
  • Jessica A. L. Venâncio Instituto Federal de Machado
  • Emerson Carvalho IFSULDEMINAS

Resumo


A constante evolução tecnológica provoca transformações em todos os setores da sociedade, inclusive no setor educacional. Sendo assim, para utilização das TDIC, faz-se necessário saber como aplicar todo o potencial existente no sistema educacional, desde a infraestrutura até a formação dos professores e determinação dos componentes pedagógicos que norteiam o processo de ensino e de aprendizagem escolar. Considerando o exposto, este estudo tem por objetivo investigar as concepções de professores de escolas públicas de uma cidade do sul de Minas Gerais em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas suas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental.

Referências


ALDA, L. S. (2012). Novas tecnologias, novos alunos, novos professores? reetindo sobre o papel do professor na contemporaneidade. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 12:1–6.

CGI.br. (2015). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. [Online. Acesso em 7 de abril de 2017].

de Oliveira, C. (2015). Tic's na educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, 7(1).

Freitas, R. V. and Lima, M. S. S. (2010). As novas tecnologias na educação: desaos atuais para a prática docente. In Anais, pages 1–16. V Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (epeal), Alagoas. [Online. Acesso em 20 de abril de 2017].

Garcia, M. F., Rabelo, D. F., da Silva, D., and do Amaral, S. F. (2012). Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, 14(1):79–87.

Lima, B. C. d. (2015). O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desaos e como chegar lá. Papirus Editora.

Moreira Kenski, V. (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, 4(10).

Muller, E. E. R. et al. (2016). A importância dos recursos digitais no ambiente escolar.

Neitzel, L. C. (2008). A rede digital na rede educacional: um reencantamento. Localização:<http://www.geocities.com/neitzeluiz/reencan.html>. Acesso, 24(04).

Tezani, T. C. R. (2011). A educação escolar no contexto das tecnologias da informação e da comunicação (tic): desaos e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Revista Faac, pages 36–45.

Valente, J. A. (2003). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Pedro Ferreira de Andrade.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Fábio J.; VENÂNCIO, Jessica A. L.; CARVALHO, Emerson. O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Sala de Aula pelos Professores das Escolas Municipais de uma Cidade do Sul de Minas Gerais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1144-1148. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1144.