Formação continuada para professores das escolas estaduais de Minas Gerais: A experiência dos Núcleos de Tecnologia Educacional

  • Karina Letícia Julio Pinto Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Daiane Padula Paz Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Gersica Alencar Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Josiane Ramos Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


A pesquisa buscou realizar um mapeamento dos cursos de formação continuada ofertados pelos 47 Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE mineiros, para professores da rede pública estadual. Utilizou-se da pesquisa documental, por meio da análise dos portfólios de atividade do ano de 2015 dos NTE do estado de Minas Gerais. Identificou-se seis cursos ofertados (lousa digital, projetor proinfo, tablet, Linux educacional, google apps e projeto segurança, ética e cidadania na internet) que são comuns entre os NTE. Assim, como atividades futuras pretende-se realizar entrevista com coordenadores do NTE para identificar como é realizado o acompanhamento das ações, assim como a quantidade de professores capacitados por regional.

Referências

Costa, F. A. et al. (2013) A caminho de uma escola digital. In: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2013, Braga, Portugal.

Gatti, B. A. (2008) Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70.

Gil, A. C. (1999) Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

MEC. Ministério da Educação (2017) Relatório de Atividades 1996/2002 ProInfo. Disponível em <http://www.proinfo.gov.br/upload/img/relatorio_died.pdf> Janeiro.

_____. Ministério da Educação (2017) Núcleo de Tecnologia Educacional: caracterização e critérios para Criação e Implantação. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/sigetec/upload/manuais/cat_crit_NTE.doc> Janeiro.

Minas Gerais. Secretaria de Educação de Minas Gerais (2016) Disponível em: <https://www.educacao.mg.gov.br> Fevereiro.

Moraes, M. C. (1997) Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, p. 19-44.

Peralta, H.; Costa, F. A. (2007) Competência e confiança dos professores no uso das TIC Síntese de um estudo internacional. Sísifo–Revista de Ciências da Educação, p. 77-86.

Pinto, K. L. J; Silva, J. M. C. (2016) Da visão do gestor a realidade do professor: uma análise da Formação Continuada referente as Novas Tecnologias em escolas estaduais de Minas Gerais. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 968.

Proinfo (2017) Disponível em <http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologiaeducacional-proinfo> Janeiro.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
PINTO, Karina Letícia Julio; PAZ, Daiane Padula; ALENCAR, Gersica; RAMOS, Josiane. Formação continuada para professores das escolas estaduais de Minas Gerais: A experiência dos Núcleos de Tecnologia Educacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1184-1188. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1184.