GCompris: Auxiliando o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Pessoas com Deficiência Intelectual

  • Antonia Freitas Universidade Federal de Roraima
  • Delfa Zuasnabar Universidade Federal de Roraima

Resumo


A introdução da informática como ferramenta de auxilio no processo ensino-aprendizagem vem acontecendo gradativamente nas escolas de atendimento especializado, e os software utilizados neste processo merecem uma atenção especial. Este trabalho apresenta uma pesquisa com a utilização do software GCompris como ferramenta que auxilie o desenvolvimento da leitura e escrita de pessoas com deficiência intelectual aplicado num estudo de caso, que tem como objetivo avaliar a efetividade do uso do software nas atividades de leitura e escrita num centro especializado para deficientes intelectuais. Os resultados apresentam melhoria na aprendizagem quando se utiliza o software.

Referências

Araújo, A. L. S. O.; Brito, R. R.; Silva, A. P. (2013) "Softwares para a educação inclusiva: uma revisão sistemática no contexto do SBIE e WIE. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. UFPB – PB Brasil.

Guimarães, F. G. (2011) "Sobre o GCompris", Em: GCompris. http://GCompris.net/Sobre-o-GCompris-. Junho. [link], Junho.

Júnior, J. F. C. (2009) "Entrevista com Bruno Coudoin, criador do GCompris", In: Revista Espírito Livre. n.7. Outubro.

Rodrigues, Y. W. S.; Silva, N. G. R.; Silva, E. V.; Severo, D. S.; Diniz, F. A.; Júnior, G. M. O.; Gomes, A. S.; Alves, C. (2010). SAEPS: Uma ferramenta de apoio à alfabetização do surdo. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa, PB.

Sousa, F. R. M.; Costa, E. A. B.; Castro, T. H. C. (2012). WorldTour: Software para Suporte no Ensino de Crianças Autistas. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na educação, Rio de Janeiro, RJ.

Vygotsky, L. S. (1987). "Pensamento e linguagem". São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
27/10/2017
FREITAS, Antonia; ZUASNABAR, Delfa. GCompris: Auxiliando o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Pessoas com Deficiência Intelectual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1194-1198. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1194.