GCompris: Auxiliando o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Pessoas com Deficiência Intelectual
Resumo
A introdução da informática como ferramenta de auxilio no processo ensino-aprendizagem vem acontecendo gradativamente nas escolas de atendimento especializado, e os software utilizados neste processo merecem uma atenção especial. Este trabalho apresenta uma pesquisa com a utilização do software GCompris como ferramenta que auxilie o desenvolvimento da leitura e escrita de pessoas com deficiência intelectual aplicado num estudo de caso, que tem como objetivo avaliar a efetividade do uso do software nas atividades de leitura e escrita num centro especializado para deficientes intelectuais. Os resultados apresentam melhoria na aprendizagem quando se utiliza o software.
Referências
Guimarães, F. G. (2011) "Sobre o GCompris", Em: GCompris. http://GCompris.net/Sobre-o-GCompris-. Junho. [link], Junho.
Júnior, J. F. C. (2009) "Entrevista com Bruno Coudoin, criador do GCompris", In: Revista Espírito Livre. n.7. Outubro.
Rodrigues, Y. W. S.; Silva, N. G. R.; Silva, E. V.; Severo, D. S.; Diniz, F. A.; Júnior, G. M. O.; Gomes, A. S.; Alves, C. (2010). SAEPS: Uma ferramenta de apoio à alfabetização do surdo. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa, PB.
Sousa, F. R. M.; Costa, E. A. B.; Castro, T. H. C. (2012). WorldTour: Software para Suporte no Ensino de Crianças Autistas. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na educação, Rio de Janeiro, RJ.
Vygotsky, L. S. (1987). "Pensamento e linguagem". São Paulo: Martins Fontes.