Projeto de Extensão: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental

  • Luciene Cavalcanti Rodrigues IFSP / Fatec Rio Preto
  • Ana Queiroga Unilago
  • Manasses Oliveira IFSP
  • Alessandro More IFSP

Resumo


Crianças estão aprendendo a todo momento, por meio de inúmeras atividades dentro e fora da sala de aula, tornando-os mais autônomos, autodidatas, capazes de resolver problemas e trabalhar em equipe. Neste contexto, as crianças não devem apenas consumir tecnologia e sim construí-la, desta forma, este artigo relata a experiência de ensino de programação de jogos utilizando Scratch com a primeira turma de 16 crianças de 9 a 10 anos de uma escola municipal em conjunto com o XXXX, em sua segunda turma (2017) será possível aprimorar o conteúdo das aulas e desenvolver uma mostra cultural com a participação da comunidade.

Referências

AGUIAR, J. J. B.; FECHINE, J. M.; COSTA, E. B. (2014). Estilos Cognitivos e Estilos de Aprendizagem em Informática na Educação: um mapeamento sistemático focado no SBIE, WIE e RBIE. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2972/2705>

ARANHA, G. (2006). Jogos Eletrônicos como um conceito chave para o desenvolvimento de aplicações imersivas e interativas para o aprendizado. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 105-110. Acesso em: 12 jul. 2014.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; NUNES, V. R.; SANTOS, G. D. (2014). Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 22, n. 03, p. 115, nov. 2014. ISSN 1414-5685. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2885>. Acesso em: 12 Mai. 2015.

MOTA, F. P. et al. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. In: Anais do 25º. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 3º. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Nov. 2014. Dourados, MS. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2964/2698>
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; QUEIROGA, Ana; OLIVEIRA, Manasses; MORE, Alessandro. Projeto de Extensão: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1199-1202. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1199.