Um mapeamento sistemático sobre o uso da Lousa Digital Interativa no processo de ensino-aprendizagem

  • Henrique Silva Universidade Federal de Goiás
  • Diego Costa Universidade Federal de Goiás
  • Roberto S. Filho Universidade Federal de Goiás
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Goiás

Resumo


Este artigo tem como objetivo a seleção e a organização, por meio da coleta de informações, das dificuldades que podem ser encontradas no uso pedagógico da Lousa Digital Interativa (LDI). Este mapeamento tem por intenção elencar estas dificuldades, bem como métodos propostos para melhoria do uso desta tecnologia. No total, foram encontrados 4.219 trabalhos. Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 36 trabalhos para uma leitura minuciosa o que levou a rejeição de 26 e 10 foram aceitos. Com o mapeamento, percebeu-se que para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, é importante um planejamento de quais atividades utilizar, bem como treinamento pedagógico para o uso da LDI.

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Publicado
27/10/2017
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SILVA, Henrique; COSTA, Diego; S. FILHO, Roberto; INOCÊNCIO, Ana Carolina. Um mapeamento sistemático sobre o uso da Lousa Digital Interativa no processo de ensino-aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1203-1207. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1203.