A utilização do EdiLim como ferramenta pedagógica para alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista)

  • Breno Araújo Instituto Federal do Triangulo Mineiro
  • Kellen C. Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Liliana Silva Instituto Federal Do Triangulo Mineiro
  • Keila Nogueira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Kenedy Nogueira Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo


Este artigo descreve a aplicabilidade de atividades didático-pedagógica para alunos com TEA ( transtornos do espectro autista) na faixa etária de 12 a 15 anos utilizando um livro digital: o EdiLim. Este software permite a criação de atividades interativas onde os alunos exploram o conteúdo de forma divertida e agradável. O conteúdo estudado nos objetos educacionais será sobre as formas geométricas, e, todo o desenvolvimento do trabalho será publicado em um blogger para compartilhamento aos demais interessados.

Referências

BRASIL. Lei 9394, de 20 de dez de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm, acesso em 30 março 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília:MEC/,2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf, acesso em 30 de março 2017.

FARIAS, E. B; SILVA, L. W. C e CUNHA, M. X. C. (2014) .ABC Autismo: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH, Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Alagoas. Maceió/Brasil.

MELLO, Ana Maria S. Autismo: guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA. Brasília: CORDE, 2007.

MINISTERIO DA SAUDE. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo ( TEA). Brasília: Ministério da Saúde, 2014.86 p.

PATRÍCIO, M.C.P.S. A importância das tecnologias da informação e da comunicação em crianças com autismo no pré-escolar. Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 2013.

RENDEIRO, S.; MEIRINHOS, M. E-book interativo multimédia para aprendizagem do estudo do meio no 3º ano de escolaridade. Revista de Estudios e Investigación Psicología y Educación. Coruña. v. extr., n.13,2015.

SCHIRMER,C.R.et al.Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física. São Paulo: MEC/SESSP,2007.130p.

SCHWARTZMAN, José Salomão; ARAÚJO; Ceres Alves. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2011. P.15-21.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Breno; GONÇALVES, Kellen C.; SILVA, Liliana; NOGUEIRA, Keila; NOGUEIRA, Kenedy. A utilização do EdiLim como ferramenta pedagógica para alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista). In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1208-1211. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1208.