A utilização do EdiLim como ferramenta pedagógica para alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista)
Resumo
Este artigo descreve a aplicabilidade de atividades didático-pedagógica para alunos com TEA ( transtornos do espectro autista) na faixa etária de 12 a 15 anos utilizando um livro digital: o EdiLim. Este software permite a criação de atividades interativas onde os alunos exploram o conteúdo de forma divertida e agradável. O conteúdo estudado nos objetos educacionais será sobre as formas geométricas, e, todo o desenvolvimento do trabalho será publicado em um blogger para compartilhamento aos demais interessados.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília:MEC/,2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf, acesso em 30 de março 2017.
FARIAS, E. B; SILVA, L. W. C e CUNHA, M. X. C. (2014) .ABC Autismo: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH, Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Alagoas. Maceió/Brasil.
MELLO, Ana Maria S. Autismo: guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA. Brasília: CORDE, 2007.
MINISTERIO DA SAUDE. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo ( TEA). Brasília: Ministério da Saúde, 2014.86 p.
PATRÍCIO, M.C.P.S. A importância das tecnologias da informação e da comunicação em crianças com autismo no pré-escolar. Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 2013.
RENDEIRO, S.; MEIRINHOS, M. E-book interativo multimédia para aprendizagem do estudo do meio no 3º ano de escolaridade. Revista de Estudios e Investigación Psicología y Educación. Coruña. v. extr., n.13,2015.
SCHIRMER,C.R.et al.Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física. São Paulo: MEC/SESSP,2007.130p.
SCHWARTZMAN, José Salomão; ARAÚJO; Ceres Alves. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2011. P.15-21.