Aprendizagem de Linguagem de Programação com Metodologia PBL em Competições Científicas com Robocode

  • Matheus C. Meira Unicamp
  • Marcos A. F. Borges Unicamp

Resumo


Alunos das gerações atuais, inseridos em um contexto de conectividade no universo digital, podem considerar desmotivadores ambientes de ensino tradicionais para disciplinas de programação. Este trabalho apresenta uma abordagem para ensino-aprendizagem de linguagem de programação, com Aprendizagem Baseada em Problemas, no desenvolvimento de competições científicas baseadas no jogo digital educacional Robocode. O objetivo está associado em avaliar se competições científicas com Robocode estimulam aprendizagem de conceitos de programação de computadores em cursos técnicos e superiores da área de informática. As abordagens do estudo apontam ações complementares em disciplinas de linguagem de programação.

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Publicado
27/10/2017
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MEIRA, Matheus C.; BORGES, Marcos A. F.. Aprendizagem de Linguagem de Programação com Metodologia PBL em Competições Científicas com Robocode. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 195-204. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.195.