Contributos do Processo de Metareciclagem de Máquinas Caça-Níqueis para Contextos Sócio Educacionais
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do reaproveitamento de máquinas caça-níqueis em prol da Educação. As ações desenvolvidas envolveram a execução das etapas provenientes do processo de metareciclagem com vistas ao reuso de componentes e estilização de novos artefatos e o desenvolvimento de aplicações computacionais que contemplam conteúdos pedagógicos. Estudos de casos foram realizados em escolas com vistas a avaliar os reflexos representados pela instalação e utilização das tecnologias modificadas. Dentre os resultados obtidos destaca-se a disseminação da cultura do reuso de lixo tecnológico estimulando atitudes sustentáveis, proliferando e multiplicando os recursos e aplicações delas decorrentes.
Referências
Bortoluzzi, Fabrício, et al. (2012) "Projeto Lótus: Um Relato da Transformação de Máquinas Caça-Níqueis em Computadores de Apoio ao Ensino Fundamental." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 1. No. 1. 2012.
Grübel, Joceline Mausolff; Bez, Marta Rosecler. (2006) "Jogos educativos." RENOTE 4.2.
Halal, Christine Yates. (2015) "Ecopedagogia: uma nova educação." Revista de Educação 12.14.
Melo, Amanda Meincke, and M. Cecília C. Baranauskas. (2006) "Design para a inclusão: desafios e proposta." Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems. ACM.
Meyer, Anne; ROSE, David H.; GODON, David. (2014) Universal Design for Learning – Theory and Practice. Wakefield MA: CAST.
Nielsen, J. (2004) Usability inspection methods. In: Proceedings of Conference Companion on Human Factors in Computing Systems. pp. 413–414.
Oliveira, Alyson Rodrigo, et al. (2013) "Educação Ambiental no Contexto Tecnológico: criação de um fliperama utilizando lixo eletrônico." Proceedings of Safety, Health and Environment World Congress. Vol. 13.
Vieira, Fábia Magali Santos. (2014) Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. Disponível em: www.edutec.net/edmagali2.htm. Acesso em: 11 abr. 2014.