Contributos do Processo de Metareciclagem de Máquinas Caça-Níqueis para Contextos Sócio Educacionais

  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Alexandre dos Santos Roque Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Guilherme Schievelbein Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Tiago Brum Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Vinicius Zuse Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência do reaproveitamento de máquinas caça-níqueis em prol da Educação. As ações desenvolvidas envolveram a execução das etapas provenientes do processo de metareciclagem com vistas ao reuso de componentes e estilização de novos artefatos e o desenvolvimento de aplicações computacionais que contemplam conteúdos pedagógicos. Estudos de casos foram realizados em escolas com vistas a avaliar os reflexos representados pela instalação e utilização das tecnologias modificadas. Dentre os resultados obtidos destaca-se a disseminação da cultura do reuso de lixo tecnológico estimulando atitudes sustentáveis, proliferando e multiplicando os recursos e aplicações delas decorrentes.

Referências

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Publicado
24/10/2016
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SANTOS, Cristina Paludo; ROQUE, Alexandre dos Santos; SCHIEVELBEIN, Guilherme; BRUM, Tiago; ZUSE, Vinicius. Contributos do Processo de Metareciclagem de Máquinas Caça-Níqueis para Contextos Sócio Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.11.