Contributos do Processo de Metareciclagem de Máquinas Caça-Níqueis para Contextos Sócio Educacionais

  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Alexandre dos Santos Roque Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Guilherme Schievelbein Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Tiago Brum Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Vinicius Zuse Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência do reaproveitamento de máquinas caça-níqueis em prol da Educação. As ações desenvolvidas envolveram a execução das etapas provenientes do processo de metareciclagem com vistas ao reuso de componentes e estilização de novos artefatos e o desenvolvimento de aplicações computacionais que contemplam conteúdos pedagógicos. Estudos de casos foram realizados em escolas com vistas a avaliar os reflexos representados pela instalação e utilização das tecnologias modificadas. Dentre os resultados obtidos destaca-se a disseminação da cultura do reuso de lixo tecnológico estimulando atitudes sustentáveis, proliferando e multiplicando os recursos e aplicações delas decorrentes.

Referências

Abreu, Flávio, et al. (2012) "Métodos, Técnicas e Ferramentas para o Desenvolvimento de Software Educacional: Um Mapeamento Sistemático."Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, ISSN (2012): 2316-6533.

Bortoluzzi, Fabrício, et al. (2012) "Projeto Lótus: Um Relato da Transformação de Máquinas Caça-Níqueis em Computadores de Apoio ao Ensino Fundamental." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 1. No. 1. 2012.

Grübel, Joceline Mausolff; Bez, Marta Rosecler. (2006) "Jogos educativos." RENOTE 4.2.

Halal, Christine Yates. (2015) "Ecopedagogia: uma nova educação." Revista de Educação 12.14.

Melo, Amanda Meincke, and M. Cecília C. Baranauskas. (2006) "Design para a inclusão: desafios e proposta." Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems. ACM.

Meyer, Anne; ROSE, David H.; GODON, David. (2014) Universal Design for Learning – Theory and Practice. Wakefield MA: CAST.

Nielsen, J. (2004) Usability inspection methods. In: Proceedings of Conference Companion on Human Factors in Computing Systems. pp. 413–414.

Oliveira, Alyson Rodrigo, et al. (2013) "Educação Ambiental no Contexto Tecnológico: criação de um fliperama utilizando lixo eletrônico." Proceedings of Safety, Health and Environment World Congress. Vol. 13.

Vieira, Fábia Magali Santos. (2014) Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. Disponível em: www.edutec.net/edmagali2.htm. Acesso em: 11 abr. 2014.
Publicado
24/10/2016
SANTOS, Cristina Paludo; ROQUE, Alexandre dos Santos; SCHIEVELBEIN, Guilherme; BRUM, Tiago; ZUSE, Vinicius. Contributos do Processo de Metareciclagem de Máquinas Caça-Níqueis para Contextos Sócio Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.11.